quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ask Me Arrábida é novo espaço de informação turística ao serviço da região

Foi inaugurado, ao final da manhã de hoje, o espaço de informação turística Ask Me Arrábida, que agrega informação turística e produtos da centralidade Arrábida, definida pela Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa no seu Plano Estratégico 2015-2019, englobando os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.


Vitor Costa, Presidente da Comissão Executiva da ERT-RL, sublinhou a importância da abertura deste equipamento no âmbito da estratégia em implementação - que aposta na promoção do «mosaico de experiências» disponibilizado pelas cinco centralidades definidas - e, mais concretamente, da valorização deste destino turístico, bastante diversificado e muito forte em recursos ligados ao turismo de natureza, ao enoturismo e gastronomia, ao sol e mar ou ao touring cultural. A região apresenta uma realidade já com alguma dimensão e continua em franco crescimento, atravessando um momento bastante empolgante. Vitor Costa reconheceu o dinamismo e o empenho dos três municípios na qualificação e animação do território e revelou que entra em atividade, em setembro, um novo grupo de trabalho dedicado à Arrábida, envolvendo um vasto leque de entidades, que contribuirá para a criação e consolidação da marca.


O Vereador Luís Miguel Calha, responsável pela área do Turismo na Câmara Municipal de Palmela, está convicto de que este é um dia muito importante para Palmela, para os municípios da Arrábida e para o Turismo da Região, com a entrada em funcionamento de «um espaço moderno e atrativo, um verdadeiro bilhete postal da Arrábida, que reúne ótimas condições para oferecer qualidade aos milhares de turistas que, cada vez mais, visitam a região - qualidade no atendimento, mas também qualidade de produtos, diversidade, complementaridade e inovação na oferta turística, que esta região tem sabido construir». A propósito do novo plano estratégico da ERT-RL, o Vereador adiantou que «com o desaparecimento prematuro e errado da Costa Azul, precisamos, ainda mais, de um modelo de desenvolvimento turístico assente numa visão integrada do turismo na região. É essa a visão que o plano estratégico da ERT-RL anuncia e é essa a visão que o Município de Palmela preconiza». A região da Arrábida, afirmou, «precisa de Lisboa para aumentar os seus fluxos turísticos e dinamizar a economia regional, e Lisboa também precisa desta região, para oferecer produtos turísticos diferenciados, complementares e de elevada qualidade - autênticos tesouros - como são o Enoturismo e o Turismo de Natureza».


A candidatura da Arrábida a Reserva da Biosfera, enquadrada pelo programa da UNESCO “O Homem e a Biosfera” e em preparação pelos três municípios, pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, foi lembrada por Augusto Pólvora, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra que interveio, na ocasião, enquanto membro da Comissão Executiva da ERT-RL. Na sua opinião, o Plano Estratégico veio confirmar as potencialidades da Arrábida, já amplamente reconhecidas pelas instituições da região, e espera que estas potencialidades sejam alvo de novos investimentos, que permitam continuar a qualificar o destino e a oferta.


Para a Presidente anfitriã, Maria das Dores Meira, a reabertura deste posto é uma consequência lógica do intenso trabalho que os três municípios têm feito com o propósito de valorizar a Arrábida. A autarca felicitou a ERT-RL pelo investimento e pela aposta, num momento em que se assiste, em todo o país, ao encerramento de tantos serviços públicos.


O novo espaço Ask Me Arrábida resulta da requalificação do edifício da delegação de Setúbal da ERT-RL e situa-se na Travessa Frei Gaspar, n.º 10, na baixa da cidade. Com projeto do Arquiteto Silva Dias, o espaço representa um investimento de cerca de quinhentos mil euros. No piso térreo, que exibe o conjunto de ruínas romanas descoberto no local, é possível solicitar e consultar informação, adquirir um vasto leque de produtos regionais e contratar serviços de vários agentes económicos ligados ao setor. No primeiro andar, está patente uma exposição sobre a região e o segundo piso conta com um auditório aberto à realização de diversos eventos. A ERT-RL espera atingir, a breve trecho, a marca anual de 20 mil atendimentos ao público.

Municípios da Arrábida têm aprofundado projetos de cooperação

Os municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal têm sabido construir uma estratégia coerente e um sentido de compromisso muito forte entre si e com todos os agentes turísticos, no sentido de diversificar e inovar a oferta disponível. Uma estratégia coerente e acertada, porque tem produzido muito bons resultados nos últimos anos.


O Vereador Luís Miguel Calha lembrou que, «apesar da profunda crise do País e do desinvestimento público deste Governo também no futuro do Turismo - de que é bom exemplo a privatização da TAP - o intenso trabalho dos municípios, em parcerias dinâmicas e proativas com muitos agentes turísticos do território, permitiu contrariar a recessão neste setor e crescer em vários indicadores de desenvolvimento turístico».

O Protocolo “Castelos e Fortes da Arrábida”, celebrado em 2014, e o programa de promoção do património histórico e cultural e natural da Arrábida “PRARRÁBIDA” são apenas dois exemplos desta cooperação, fundamental para conquistar cada vez mais visitantes e para mais e melhor Turismo.