sexta-feira, 21 de junho de 2013

Marateca fecha Semanas Descentralizadas 2013: Visitas de trabalho demonstram potencialidades da Freguesia

A semana dedicada à Freguesia de Marateca, que teve início segunda, dia 17 e termina hoje, 21 de junho, encerra o ciclo de trabalho descentralizado 2013.

Como habitualmente, o programa da Semana de Marateca incluiu reuniões de trabalho com a Junta de Freguesia e entidades locais, e um conjunto de visitas a empresas e projetos que evidenciaram as potencialidades da freguesia.

 A primeira, dia 18, coube à Herdade do Zambujal, uma propriedade com 1.700 hectares, que integra uma parte da Reserva do Estuário do Sado.

Com uma componente florestal muito forte (90%) – pinhal, montado e eucaliptal - a Herdade do Zambujal tem em mãos um projeto de recuperação do montado e vive, também da pecuária (é imagem de marca de uma das grandes superfícies nacionais) e das atividades desenvolvidas pela Coudelaria e Ganadaria. A Coudelaria Mário Vinhas, nascida em 1946, está entre as 10 mais antigas de Portugal, com grande representação do Cavalo Lusitano a nível internacional, sobretudo, no Brasil.

No final da visita, realizou-se uma breve reunião com os proprietários, Câmara, Junta de Freguesia e Bombeiros de Águas de Moura, onde foi abordada uma proposta de criação de uma corredor de segurança para veículos de emergência, paralelo à linha de caminho-de-ferro, a apresentar pela autarquia à REFER. A iniciativa, a ser acolhida, contará com a colaboração dos bombeiros locais e permitirá um acesso mais rápido, a partir da herdade, à sede da freguesia e do distrito.

O dia de trabalho encerrou com uma reunião com o Clube Desportivo de Águas de Moura.

Quarta, dia 19, eleitos e técnicos visitaram uma exploração de arroz, seguida de reunião com a associação de produtores local.

As visitas de trabalho terminaram, dia 20, com a deslocação à Herdade de Espirra, uma propriedade com 1.700 hectares, adquirida pela Portucel em 1985.

A herdade integra uma vinha com 37 hectares, e produz vinho no lagar e adega existentes no local; um viveiro que ocupa 23,6 hectares, dedicado à produção de diversas espécies florestais, nomeadamente o eucalipto. Parte da produção destina-se a auto consumo e o restante é vendido para o mercado.

A área de investigação é outra das vertentes da Herdade de Espirra, através do Instituto de Investigação da Floresta e Papel, que desenvolve um programa de melhoramento genético de eucalipto.

O Grupo Portucel Soporcel gere 120 mil hectares de património florestal. Com uma capacidade de produção anual de 12 milhões de plantas florestais certificadas, é o principal responsável pela produção e plantação de árvores certificadas em Portugal. É, ainda, o maior produtor nacional de energia a partir de biomassa florestal, representando 50% do total da energia elétrica produzida em Portugal a partir desta fonte.

A Semana da Freguesia de Marateca, que integrou, ainda, a reunião pública quinzenal do Executivo, dia 19, no Espaço Multiusos de Águas de Moura, culmina hoje, com o atendimento descentralizado dos eleitos aos munícipes na sede da Junta de Freguesia.