quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Momento Convívio na Biblioteca Municipal de Palmela reúne Comunidade Educativa e partilha Boas Práticas


A Receção à Comunidade Educativa 2013 (RCE) viveu, ontem, 29 de outubro, um dos momentos altos e mais abrangentes do programa, com a realização de um convívio que reuniu a comunidade, homenageou docentes e não docentes aposentados no anterior ano letivo e partilhou Boas Práticas.
A Candidatura da Arrábida a Património da Humanidade inspirou a abertura da iniciativa, com a animação teatral sobre Sebastião da Gama e a leitura e dramatização de poemas sobre a Serra da Arrábida, inseridas no Projeto “Do Jogo ao Texto”, da Escola Secundária de Palmela.
Partilhar a realidade educadora do concelho, reforçar o relacionamento dos elementos da comunidade educativa, promover os recursos educativos locais e valorizar as boas práticas educativas foram alguns dos objetivos do Momento Convívio, que contou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Palmela. Álvaro Amaro começou por saudar os presentes, em particular, os que começam a trabalhar, pela primeira vez, neste concelho e agradecer os apoios à RCE. «A ação transformadora daqueles que exercem no nosso território esta importante missão, contribui, de forma decisiva para a formação de cidadãos mais ativos e esclarecidos e para que o Município de Palmela se consolide como agente educador, associando a vontade politica à construção de uma estratégia coletiva para a Educação».
O Presidente reiterou a importância da Escola Pública e da Participação, reforçou a disponibilidade dos equipamentos e serviços municipais, colocando-os ao serviço das organizações locais e dos cidadãos e sublinhou a importância e o aprofundamento do Projeto Participativo e dos Fóruns Temáticos - espaços de partilha, participação, transformação e construção coletiva do Projeto de Desenvolvimento Social.
Álvaro Amaro deixou, também, o desafio à criatividade da Comunidade Educativa, para a criação de novos projetos educativos, com base na Candidatura da Arrábida a Património da Humanidade, «um selo de qualidade» e no Centenário da Memória de Palmela na Grande Guerra.
O Momento Convívio prosseguiu com a visita à exposição “Arrábida, Um Lugar Sagrado”, patente ao público até 2 de novembro, a animação “Dançar o Mar”, o jantar, a animação “No Seagull” e, no final, o Baile de Danças Tradicionais Europeias, com Leónia de Oliveira.
O Momento Convívio contou, nas animações, com a colaboração das Escolas Secundárias de Palmela e Pinhal Novo, nomeadamente, através do Projeto “Do Jogo ao Texto” e dos Cursos de Educação e Formação de Empregados de Mesa e de Artes do Espetáculo.

Docentes e não Docentes Homenageados

·         Cármen Teixeira

·         Zulmira Silva

·         Joaquim Guilherme

·         José Rovisco

·         Maria Helena Barroca

·         Maria Isabel Pereira

·         Vicência Amaro

·         Virgília Bento

·         Joaquim Ferreira

·         Alberto Cardoso da Silva Rosa

·         António Manuel Viegas Cide

·         Felícia Maria Neves Semedo

·         Maria Elisabete Jesus Rocha

·         Maria Fernanda Martins Carvalho Chula