sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Oficina Cidadãos: Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela apresentado à Sociedade Civil

A Câmara Municipal de Palmela promove, no dia 25 de novembro, às 14 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, uma sessão de debate sobre o PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela.

Destinada à sociedade civil, esta oficina pretende dar a conhecer e promover a discussão sobre a versão preliminar do Plano, para que resultem medidas viáveis e consonantes com o contexto atual.

O PAESP foi construído na sequência da adesão do Município ao Pacto de Autarcas, em 2009 - iniciativa da União Europeia que pretende incentivar as cidades e municípios a superar as metas definidas para a redução das emissões de dióxido de carbono até 2020 – e contempla um conjunto de medidas dirigidas à autarquia, à comunidade empresarial e à população em geral. Trata-se de um instrumento fundamental para assegurar o cumprimento, a nível local, do compromisso de atingir e ultrapassar a redução das emissões em mais de 20%, até 2020, através da utilização racional de energia e do aproveitamento de fontes de energia renováveis, entre outras medidas.

O envolvimento de todos os atores da comunidade, através de sessões participativas setoriais, é determinante para o sucesso do Plano.