quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Câmara apresentou Cartão Municipal Idade Maior


A Câmara Municipal de Palmela apresentou, esta manhã, no Mercado Municipal de Pinhal Novo, o Projeto Cartão Municipal Idade Maior. Tratou-se de uma iniciativa inserida na programação Outubro Maior 2015, no âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas.
A Dança, protagonizada pelo grupo “50+ - Programa de Exercício”, da Palmela Desporto E. M., abriu o evento com a alegria dos participantes e das danças medievais, tradicionais e zumba, orientadas pela professora Célia Pacheco.
O Cartão Municipal Idade Maior vem substituir o anterior e é uma medida de inclusão social do Município, destinada à população com 60 ou mais anos, residentes no concelho, promovida pela autarquia, em parceria com o comércio local, empresas e outros agentes económicos.
O projeto foi apresentado pelo Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, que sublinhou a importância «dos exemplos de vida e de trabalho» transmitidos pela população idosa e o vasto programa comemorativo do Outubro Maior, que tem como tema o Envelhecimento Ativo, com iniciativas desenvolvidas em equipamentos municipais, espaços públicos e nas IPSS. O Presidente explicou que, «o processo de adesão a este cartão foi simplificado e possui mais vantagens, com parcerias nas áreas da saúde, desporto, bem-estar, moda ou decoração, entre outras».
Recordou, também, que «a Câmara Municipal criou um conjunto de medidas de apoio que combatem o isolamento e promovem a atividade física e psíquica desta faixa da população, com destaque para os Projetos Clique Sem Idade, 50+ e Conversas Informais».
Ao longo da apresentação do Cartão Municipal Idade Maior, houve oportunidade para conhecer as principais vantagens do cartão e para fazer o pedido de adesão. A iniciativa integrou, ainda, a pintura de um mural para celebrar a experiência, as memórias, aprendizagens contínuas e os novos projetos na Idade Maior, através da Arte, em colaboração com a Associação Os INdiferentes e Paula Moita, do Projeto Dar Cor à Vida.
O Cartão Municipal Idade Maior é gratuito e poderá ser solicitado junto dos Postos de Atendimento Municipal de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo ou na Loja Móvel do Cidadão. Consulte o Guia Informativo e o Guia de Aderentes em www.cm-palmela.pt.