quarta-feira, 29 de abril de 2015

Mostra de Vinhos em Fernando Pó vive 20.ª edição!

Entre 8 e 10 de maio, a 20.ª Mostra de Vinhos em Fernando Pó apresenta ao público os melhores vinhos do concelho de Palmela, numa organização da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela, entre outros.

O programa foi apresentado à comunicação social num encontro realizado a 27 de abril, no espaço renovado da Fernão Pó Adega. Andreia Bento, da Comissão da Mostra, revelou que, pela primeira vez, a mostra e o concurso abrem as portas às adegas de todo o concelho, ultrapassando as fronteiras das freguesias de Poceirão e de Marateca, e manifestou a certeza da organização, de que o certame permite «comprovar que somos merecedores da fama que começamos a ter». Uma seleção de 29 tintos, em representação de 29 adegas do concelho, está, já, a ser analisada pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, que elegerá os 10 Melhores Vinhos do Ano, a revelar no dia 10. Estes tintos a concurso estarão disponíveis, ao longo do fim de semana, para prova pelo público, a par de 15 brancos.


Lurdes Atalaia, Presidente da Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, salientou a aposta continuada na renovação das vinhas, que tem estado a ser realizada pelos produtores do concelho, ao abrigo do programa VITIS. Se em 2014, haviam sido registados 52 projetos de renovação, em 2015, são, já, 80, num total de 210 hectares de vinha.

Para Henrique Soares, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional, não podemos esquecer que o «sucesso da região deve muito à qualidade das uvas que nascem aqui» e a Mostra de Vinhos em Fernando Pó continua a ser «o barómetro da região», destacando-se no conjunto de certames do género.


O reconhecimento da ousadia que representou a criação desta Mostra, há duas décadas, com a originalidade de desenvolver um concurso de vinhos na produção, esteve no cerne da intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Palmela. Álvaro Amaro saudou a organização por ter sabido, ao longo dos anos, renovar o evento e acompanhar os desafios, que resultaram numa grande mudança para o conjunto das empresas das duas freguesias rurais. A aposta no investimento em equipamento, novas vinhas, tecnologia, formação e marketing permitiu a afirmação do «saber fazer» destas gentes dentro de um setor cada vez mais competitivo.

Satisfeito com a escolha do enoturismo como tema central do habitual colóquio, a decorrer durante a manhã de dia 9, (“Importância do Enoturismo para o desenvolvimento da região”, com a participação da Câmara Municipal de Palmela, da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal e da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, entre outros),  o Presidente lembrou que o «desenvolvimento da fileira enoturística acrescenta valor» e que os próximos anos serão «decisivos» para nos afirmarmos neste campo. A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, definiu, já, no seu Plano Estratégico 2015-2019, o Enoturismo como um dos contributos mais fortes da centralidade Arrábida, em que nos inserimos, para o dinamismo e atratividade da região.


Gastronomia, música e passeios acompanham fim de semana vínico

Nem só de vinho vive o fim de semana proposto pela organização. Além da possibilidade de provar e de adquirir alguns dos melhores vinhos produzidos na região, os visitantes podem contactar de perto com os produtores e acompanhar os néctares com uma apetecível oferta de queijos, enchidos, doçaria e outros produtos de qualidade, num total de perto de três dezenas de pavilhões. No espaço cultural e de gastronomia, oportunidade, ainda, para provar a gastronomia local nas tasquinhas e desfrutar do programa de animação, com vários espetáculos musicais.

Destaque, também, para as visitas guiadas às adegas Fernão Pó e Casa Ermelinda Freitas, com prova de vinhos, e para a caminhada “Por Terras de Jardins de Vinhas”, que parte da Casa Ermelinda Freitas, com acolhimento e boas vindas, passa pela adega Filipe Jorge Palhoça, com prova de Moscatel de Setúbal e Fogaça de Palmela, e termina com uma prova comentada de vinhos na Fernão Pó Adega. Quem desejar, pode rematar com um almoço buffet nesta última adega, acompanhado de prova de vinhos comentada (informação e reservas: Rota de Vinhos, telefone 212 334 398/ email info@rotavinhospsetubal.com).

As entradas na Mostra têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira, e um euro ao sábado e ao domingo. Para participar nas provas, é necessário adquirir o copo oficial, que custa três euros e dá acesso à degustação de todos os vinhos disponíveis.

Consulte o programa completo aqui.