terça-feira, 30 de setembro de 2014

Apoio ao Associativismo: Câmara e Movimento Associativo debatem Anteprojeto de Regulamento Municipal

A Câmara Municipal de Palmela promoveu, ontem, dia 29 de setembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, uma reunião plenária para debate e aprofundamento do Anteprojeto de Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo. 

Na sessão, destinada às associações das freguesias de Palmela, Quinta do Anjo e Pinhal Novo, o Presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, sublinhou «a Cultura de Participação e trabalho em Parceria, enorme património realizado ao longo dos anos» e forma de estar e de trabalhar do Município e do Movimento Associativo do concelho, «implantado no território e com um grande potencial».

O anterior Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo foi suspenso em 2011, devido à conjuntura económica e financeira. A discussão do documento, importante instrumento regulador das condições de apoio ao movimento associativo, é agora retomada com o tecido associativo local, parceiro indispensável para a afirmação do concelho nas suas mais diferentes expressões culturais, desportivas ou recreativas.

A autarquia apresentou os aspetos mais relevantes e inovadores deste anteprojeto - uma proposta adequada aos novos desafios e novas realidades associativas, que define quatro tipos de apoio: Financeiros, Materiais e Logísticos, Transportes e Utilização de Equipamentos Desportivos Municipais – e recolheu os contributos das associações presentes na reunião plenária.

Depois de validada com os agentes associativos e recenseadas as sugestões, a proposta de Regulamento de Apoio ao Associativismo, será apresentada em reunião de câmara, em outubro, para aprovação do Executivo, altura a partir da qual ficará em discussão pública por um período de 30 dias. O Regulamento deverá entrar em vigor no início de 2015.

Esta noite, às 21h00, o Auditório do Centro Cultural de Poceirão, recebe a segunda e última reunião plenária para debate do Anteprojeto de Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, com as associações da União de Freguesias de Poceirão e Marateca.