segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Nova Ecopista de Pinhal Novo dá vida a antigo ramal do Montijo

A Câmara Municipal concretizou ontem, dia 21, mais um investimento, com a abertura simbólica da Ecopista de Pinhal Novo, que vem alargar a rede municipal de percursos cicláveis e potenciar a criação de um novo espaço de lazer.

Com uma extensão de 1,6 quilómetros, a ecopista ocupa o espaço do antigo ramal ferroviário do Montijo, desativado desde 1984, e pode ser percorrida a pé ou de bicicleta.

Trata-se de uma intervenção no valor de 350 mil euros, representativa do investimento que a autarquia tem vindo a efetuar na promoção da mobilidade sustentável.

Na abertura simbólica da ecopista, o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, sublinhou a  importância da concretização deste compromisso, «um espaço há muito desejado por todos» e adiantou que o projeto de ligação da ecopista ao concelho do Montijo está concluído, constituindo a segunda fase desta intervenção.

A ecopista liga, a sul, com a ciclovia de Val´Flores e, a nordeste, com a ciclovia de Vila Serena, sendo intenção da Câmara ligar esta última ao percurso ciclável da Rua Infante D. Henrique, fechando o anel ciclável de Pinhal Novo.

Esta obra, que contribuiu, ainda, para valorizar aquela zona, através de um arranjo paisagístico naturalizado, que faz a transição entre o espaço urbano e a zona rural poente, com lugares de estacionamento, mobiliário urbano e uma orla verde, surge no âmbito de um protocolo celebrado entre o Município e a REFER.

Com a adesão de Palmela, em junho último, à Rede “Cidades e Vilas de Excelência”, o município está a trabalhar no Projeto “Mobilidade Ciclável e Pedonal”, para aprofundamento do estudo e desenvolvimento da rede de vias cicláveis e pedonais na vila de Pinhal Novo e na sua ligação aos aglomerados urbanos vizinhos, explorando as vantagens ambientais, turísticas, culturais e de saúde destas soluções.