quinta-feira, 3 de maio de 2018

Construção do Centro de Dia da ARPIBA já começou



A tarde de domingo, 29 de abril, ficará na memória da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano e Arredores (ARPIBA) como o momento em que o seu sonho antigo começou a tomar forma. O lançamento simbólico da primeira pedra do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário reuniu um largo número de associadas/os, de instituições locais e regionais e de população dos Bairros Alentejano e Marinheiros da freguesia de Quinta do Anjo, que contará com uma nova resposta social qualificada, no apoio à população de idade maior. Este equipamento, a construir de forma faseada, terá capacidade para 50 utentes em Centro de Dia e para 40 em Serviço de Apoio Domiciliário.
            Para o Presidente da Direção, José Brita, esta foi uma tarde emocionante e «uma bela maneira de comemorar o 25 de Abril», demonstrando-se confiante de que, «terminada a primeira fase, a obra não poderá ficar por aí» e irão «encontrar os meios para a sua conclusão». O dirigente sabe contar «sempre com a Câmara Municipal de Palmela, um Município progressista» que, «em 2005, sabendo das carências e necessidades sociais da localidade, incentivou à criação da ARPIBA.».
            Álvaro Balseiro Amaro, Presidente do Município, aproveitou a oportunidade para sublinhar, uma vez mais, o papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social , que o Município valoriza e identifica como «atores-chave do desenvolvimento social local e como estruturas essenciais em cada freguesia, em cada bairro, em cada comunidade». Consciente da necessidade urgente de reforçar a cobertura das respostas sociais no território, o Presidente afirmou que é preciso «continuar a reivindicar, junto do Estado Central e da União Europeia, por apoios financeiros para a construção de novos equipamentos ou para a requalificação dos existentes», recordando o antigo programa PARES.
            O concelho de Palmela, com mais de 465 quilómetros quadrados de extensão e povoamento disperso, apresenta uma taxa de cobertura de respostas sociais para a pessoa idosa abaixo da média verificada para o continente, situação que importa alterar, com a criação de serviços de apoio qualificados, que garantam um envelhecimento com qualidade e igualdade de oportunidades para todas/os.
A Câmara Municipal de Palmela acompanhou o desenvolvimento de todo o processo do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário da ARPIBA, tendo cedido o terreno em 2008, isentando a associação do pagamento de taxas municipais e apoiando financeiramente as despesas com as alterações ao projeto de arquitetura. Em 2017, foi celebrado um protocolo de cooperação financeira, relativo à comparticipação municipal na construção do equipamento, no valor de 114.882 euros.
A cerimónia contou com a participação do movimento associativo local, tendo terminado com as atuações do Grupo Coral 1.º de Maio do Bairro Alentejano e do Grupo de Cantares Modalentejo, da Quinta da Marquesa II.