segunda-feira, 28 de maio de 2018

Município de Palmela comemora o ambiente e a energia




A Câmara Municipal de Palmela assinala o Dia Mundial do Ambiente (5 de junho) e o Dia Nacional da Energia (29 de maio) com atividades  que vão decorrer até 15 de junho. O programa integra iniciativas desportivas, pedagógicas e de convívio, sempre em contacto com a Natureza.
O objetivo do Município é sensibilizar a comunidade para a importância de se reduzir a pegada ecológica, preservar a natureza e adotar estilos de vida mais sustentáveis.
No dia 26 de maio, às 10h30, vai decorrer um encontro/convívio entre os participantes das Hortas Comunitárias de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo, que inclui uma visita à Horta Comunitária de Quinta do Anjo e um piquenique no Sobral de Quinta do Anjo, com a particularidade de ser feito com produtos da terra, de forma a sensibilizar para a importância de produzir e consumir local.
No dia 29 de maio, decorrem atividades de sensibilização para a importância das energias alternativas, nas Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo, com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal. Estas atividades serão repetidas no dia 1 de junho, no Complexo Desportivo Municipal.
Ao longo da manhã de dia 1 de junho, Dia da Criança e do Concelho, no Complexo Desportivo Municipal, o Município vai dinamizar, com o apoio da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, o jogo de tabuleiro gigante que integra as Maletas da Sustentabilidade daquela agência. Esta atividade repete-se durante as Festas de Pinhal Novo, aproveitando o Município para levar, aos muitos visitantes, a mensagem ecológica.
A Caminhada Noturna “Dia Mundial do Ambiente” tem lugar no dia 9 de junho, com partida às 21h00, na Alameda 25 de Abril, em Palmela, acontece no Parque Natural da Arrábida e é dirigida à população em geral, com passagem pela Serra dos Gaiteiros, Vale dos Barris e Serra do Louro. Esta caminhada pretende sensibilizar para a diversidade das plantas aromáticas da flora da Arrábida. O percurso apresenta grau de dificuldade V (I a V), uma distância de 11,6 km e duração prevista de 4 horas. As inscrições (obrigatórias e limitadas a 100 participantes) podem ser efetuadas pelo 212336636 ou desporto@cm-palmela.pt.
            As comemorações integram, ainda, nos dias 14 e 15 de junho, dois percursos pedestres interpretativos pela Serra do Louro, com o objetivo de conhecer as espécies autóctones, nos quais participam três turmas da EB de Aires.