segunda-feira, 4 de abril de 2016

Palmela no conselho de administração da Rede Europeia de Cidades do Vinho


O Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, foi eleito para o conselho de administração da RECEVIN, a Rede Europeia de Cidades do Vinho. A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) apresentou uma candidatura vencedora e assume, agora, a liderança da Rede, sendo o seu Presidente José Calixto, autarca de Reguengos de Monsaraz. Integram, ainda, o conselho de administração, os municípios de Cartaxo e Lamego.
A eleição decorreu na sequência da assembleia-geral da RECEVIN, realizada no dia 2 de abril, em Valdobbiadene, Itália, onde foi decidido, também, que todas as cidades portuguesas associadas da AMPV passam a integrar a rede europeia. De acordo com a AMPV, a presença portuguesa destacada na RECEVIN é demonstrativa do reconhecimento internacional que o trabalho da associação e dos seus municípios tem vindo a conquistar. Recorde-se que Palmela foi a primeira Cidade Europeia do Vinho, em 2012.
A criação de uma rede de Museus do Vinho da Europa, o estabelecimento de uma estrutura de acesso aos fundos comunitários, a constituição das Rotas do Vinho da Europa e de uma base de dados dos territórios vinhateiros e o incremento do enoturismo são algumas das prioridades estabelecidas pela nova direção, que aposta, ainda, na promoção dos interesses comuns das regiões vitícolas na economia europeia e no desenvolvimento de um grupo de trabalho em Bruxelas para defesa e valorização dos territórios produtores de vinho.