quarta-feira, 13 de abril de 2016

Viatura Itinerante da Proteção Civil apresentada ao público

A Viatura Itinerante da Proteção Civil foi apresentada em festa, ao início da tarde de 12 de abril, com a participação das crianças da Escola Básica Joaquim José de Carvalho, em Palmela, e a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, bem como de diversas entidades ligadas à segurança e proteção civil e de empresas do concelho, envolvidas no programa “Mecenas de Palmela”.
As crianças – uma turma de primeiro ciclo e duas classes do pré-escolar – tiveram oportunidade de assistir a um filme de sensibilização e de contactar com diversos materiais de socorro, usufruindo, em primeira mão, das valências da viatura, que é suporte de campanhas de informação sobre riscos como incêndios, intempéries ou sismos.



Secretário de Estado considera «exemplo de boas práticas»

Na ocasião, o Secretário de Estado referiu-se à Viatura Itinerante da Proteção Civil como «um veículo de excelência para a divulgação dos princípios e para uma cultura dos comportamentos» e como um «exemplo de boas práticas» que devia ser replicado em outros pontos do país, sublinhando a disponibilidade apresentada pelo Município para a celebração de um protocolo que permita a circulação pelo distrito de Setúbal.
Para o Presidente Álvaro Balseiro Amaro, a importância do projeto fica patente no empenho das associações de bombeiros e das empresas, que permitiram a sua concretização. Parte integrante do projeto Academia da Proteção Civil de Palmela, a carrinha irá, agora, fazer formação junto de vários estabelecimentos de ensino e prestará apoio em momentos chave, como os simulacros que decorrem, anualmente, em vários pontos do concelho.



Adaptação permite realização de formação e exposições

Desenvolvido através de uma parceria estabelecida com a Volkswagen Autoeuropa e a Autovision, este é um veículo institucional, vocacionado para o apoio às atividades da Academia, nomeadamente, em campanhas itinerantes de sensibilização e divulgação. A concretização deste projeto assentou na adaptação de uma Volkswagen Sharan, para transporte de material e equipamentos diversos, associados às áreas do socorro e da proteção civil, constituindo-se, também, como suporte das exposições ou ações de sensibilização.
O processo de adaptação consistiu na instalação de uma bateria e transformador, criação de iluminação LED, colocação de uma mala no tejadilho para transporte de material, toldo e um gancho de reboque. A viatura foi, ainda, dotada com equipamento que permite alguma mobilidade e apoio às ações de formação: televisor LCD, um extintor completo e um aberto, dois manequins de suporte básico de vida, DAE – desfibrilhador, pc portátil, router Wi-fi portátil, material informático, mala de primeiros socorros e Kit de emergência.