quarta-feira, 13 de abril de 2016

Quartéis dos Bombeiros de Palmela e de Pinhal Novo vão ser requalificados


As Associações Humanitárias de Bombeiros de Palmela e de Pinhal Novo estão apostadas em requalificar as suas instalações e as condições de trabalho dos seus corpos ativos. Os projetos de intervenção foram apresentados ao Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, em visita ao concelho no dia 12 de abril. Consigo, o representante da tutela trouxe a notícia que as associações aguardavam: o lançamento, em maio, de um novo aviso para requalificação de quartéis e parque de viaturas, no âmbito do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (Portugal 2020), com aumento de fundos e critérios mais abertos do que no processo anterior. Cada uma das associações está a avançar com os procedimentos e o Município comprometeu-se, já, na última reunião pública, a comparticipar até ao máximo de 50% do valor total das empreitadas.
Os dirigentes aproveitaram, também, esta visita do Secretário de Estado para sensibilizarem o Governo para a causa dos Bombeiros, sublinhando outras necessidades, mas também a situação nacional, apontando os protocolos pioneiros estabelecidos entre o Município de Palmela e as três associações do concelho como exemplo a seguir em todo o país. A prioridade atual do Município vai para a requalificação dos quartéis de Palmela e de Pinhal Novo (Águas de Moura inaugurou o seu novo quartel em 2009), continuando a atribuir, anualmente, apoios para o funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes e para investimento em equipamento, viaturas e instalações.






            CDOS de Setúbal vai para Aires

A presença do Secretário de Estado ao concelho prendeu-se, também, com a discussão das condições de trabalho do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualmente instalado no quartel dos Bombeiros Voluntários de Palmela. Apesar da boa vontade e do relacionamento de trabalho privilegiado entre as entidades, estas instalações já não oferecem as condições necessárias ao funcionamento do CDOS, pelo que está em perspetiva a construção de instalações próprias. O Município está apostado em manter o CDOS no concelho e procedeu à cedência de um terreno, em Aires, visitado pelo Secretário de Estado, que anunciou, também, a saída, em breve, de um aviso de candidaturas para fundos comunitários relativo a instalações para CDOS, desejando que «seja contemplado o de Palmela e que se parta rapidamente para a construção do novo edifício».
Sobre o trabalho concretizado nesta jornada de trabalho no concelho com o Secretário de Estado, no âmbito da Proteção Civil e Segurança, o Presidente da Câmara comentou que «temos uma postura séria, proactiva, desafiadora e gostamos de trabalhar com quem quer trabalhar connosco, o que tem dado frutos». Ao longo do mês de maio, o Município continuará a dar destaque a esta área, com as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro – um programa alargado com seminários, simulacros e ações de sensibilização para diversos públicos.