quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Debate sobre energia sustentável dá início a ciclo de encontros com população em Pinhal Novo

O ciclo de encontros com a população para discutir o PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela teve início ontem, dia 29 de janeiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo.

No encontro, que contou com a intervenção da Vereadora Fernanda Pésinho, Cristina Daniel, técnica da Câmara Municipal e Orlando Paraíba, da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida enquadraram e deram a conhecer a versão preliminar do Plano.

Após a apresentação, foram criados grupos de trabalho para debater as 30 medidas concretas que integram o PAESP, estruturadas em quatro grandes grupos: fontes de energia endógenas e renováveis, medidas de eficiência energética, infraestruturas e mobilidade e transportes. Os grupos, contribuíram, deste modo, para a definição de prioridades de intervenção, de acordo com a sua importância e viabilidade. Os presentes tiveram, ainda, a oportunidade de propor novas medidas, cuja implementação consideraram pertinente por parte do município, das empresas e dos cidadãos, medidas que serão analisadas de acordo com os critérios de exequibilidade técnica e financeira e que contribuirão para o documento final do Plano de Ação.

Os encontros prosseguem amanhã, dia 31, às 21h00, na SIM – Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo. Estão, ainda, agendadas mais três reuniões, a realizar na próxima semana, em Palmela, Poceirão e Águas de Moura.

No sítio da Câmara Municipal de Palmela (www.cm-palmela.pt) estão, também, disponíveis, para consulta, uma versão preliminar e um resumo do PAESP, além de um breve inquérito, contributo que poderá preencher e enviar até ao próximo dia 3 de março.

Recorde-se que o PAESP foi construído na sequência da adesão de Palmela ao Pacto de Autarcas, em 2009 - iniciativa da União Europeia que pretende incentivar as cidades e municípios a superar as metas definidas para a redução das emissões de dióxido de carbono até 2020 – e integra um conjunto de medidas dirigidas à autarquia, à comunidade empresarial e à população em geral. Trata-se de um instrumento fundamental para assegurar o cumprimento, a nível local, do compromisso de atingir e ultrapassar a redução das emissões em mais de 20%, até 2020, através da utilização racional de energia e do aproveitamento de fontes de energia renováveis, entre outras medidas, com reflexos diretos aos níveis ambiental e económico.