quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Voto de Pesar: Eusébio da Silva Ferreira


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, na reunião pública de 8 de janeiro, o seguinte voto de pesar:

«Faleceu, na madrugada do passado dia 5, Eusébio, figura maior do futebol nacional e mundial.

Eusébio da Silva Ferreira, nascido em Lourenço Marques, Moçambique, em 25 de janeiro de 1942, é unanimemente considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos e um dos maiores embaixadores do país e do desporto português em todo o mundo.

Destacou-se ao serviço do Sport Lisboa e Benfica, clube que representou como jogador, entre 1960 e 1975, sendo o melhor marcador da história do clube e um dos melhores da seleção nacional – envergou a camisola de Portugal em 64 jogos (16 dos quais como capitão de equipa), entre 1961 e 1973. Dos 41 golos marcados ao serviço da seleção nacional, foi decisivo o seu contributo para o 3º lugar alcançado no Campeonato Mundial em 1966, em Inglaterra, sagrando-se, ainda, o melhor marcador desta competição.

Foi, ao longo da sua carreira, distinguido com dezenas de prémios – dos quais se destacam os de melhor jogador europeu, melhor marcador europeu, melhor jogador do campeonato do mundo – mas nunca deixou de ser o homem simples e humilde que conquistou a amizade e admiração dos portugueses, independentemente das suas escolhas clubísticas.

Depois de abandonar a sua carreira futebolística, integrou várias equipas técnicas do Sport Lisboa e Benfica e recebeu o estatuto de embaixador da Federação Portuguesa de Futebol, sendo presença assídua nos trabalhos e jogos da Seleção.

Para além de um futebolista de exceção, Eusébio foi e será reconhecido como um exemplo de desportivismo, mas também de humildade, generosidade e espírito de missão, qualidades que colocou ao serviço de vária gerações de jogadores, contribuindo para a sua formação desportiva e pessoal.

Assim, a Câmara Municipal de Palmela, reunida em 8 de janeiro de 2014, delibera aprovar um Voto de Pesar, pelo falecimento de Eusébio, lamentar a perda deste excecional desportista, e transmitir à sua família e ao Sport Lisboa e Benfica, seu clube de sempre, sentidas condolências».