segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela apresentado à sociedade civil


A Câmara Municipal de Palmela promove, entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, um conjunto de sessões de debate sobre o PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela.

Destinadas à sociedade civil, estas oficinas, que se constituem como um importante processo de participação e cidadania, decorrerão à noite, sempre às 21 horas, em vários pontos do concelho, e pretendem dar a conhecer a versão preliminar do Plano, promovendo a discussão sobre o documento, para que resultem medidas viáveis e consonantes com o contexto atual. A discussão será orientada de acordo com quatro grandes grupos temáticos: fontes de energia endógenas e renováveis, medidas de eficiência energética, infraestruturas, e mobilidade e transportes.

O PAESP foi construído na sequência da adesão do Município ao Pacto de Autarcas, em 2009 - iniciativa da União Europeia que pretende incentivar as cidades e municípios a superar as metas definidas para a redução das emissões de dióxido de carbono até 2020 – e contempla um conjunto de medidas dirigidas à autarquia, à comunidade empresarial e à população em geral. Trata-se de um instrumento fundamental para assegurar o cumprimento, a nível local, do compromisso de atingir e ultrapassar a redução das emissões em mais de 20% até 2020, através da utilização racional de energia e do aproveitamento de fontes de energia renováveis, entre outras medidas.

O envolvimento de todos os atores da comunidade é determinante para o sucesso do PAESP. Preencha o inquérito disponível aqui e dê-nos a sua opinião sobre as medidas propostas no Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela.

 
Calendário:

29 de janeiro              Auditório Municipal de Pinhal Novo

31 de janeiro              Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo

3 de fevereiro             Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela

5 de fevereiro             Espaço Multiusos de Águas de Moura

7 de fevereiro             Centro Cultural de Poceirão