segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Semanas das Freguesias - Eleitos e técnicos atentos às respostas sociais das instituições do município

A Semana da Freguesia de Palmela, que decorreu de 4 a 8 de fevereiro, abriu o ciclo de trabalho descentralizado, dedicado a cada uma das freguesias do concelho, que decorre no primeiro semestre do ano.

Além de várias reuniões com a Junta de Freguesia, empresas  e entidades locais, da reunião pública do Executivo,  do atendimento aos munícipes e da assinatura de um protocolo com a atleta paralímpica Simone Fragoso, eleitos e técnicos dedicaram o dia 6 às instituições particulares  de solidariedade social e foram conhecer o trabalho do Espaço de Encontros da Fundação Robert Kalley, a Associação de Idosos de Palmela, na vila de Palmela e a Associação Fonte da Boa Vontade, em Aires.

A primeira instituição a ser visitada foi o Centro de Dia e de Convívio da Associação de Idosos de Palmela, criada em 1983 e a servir aproximadamente uma centena de utentes. As obras de adaptação às normas de acessibilidade em vigor e a necessidade de delimitação do edifício foram os principais temas da reunião realizada entre eleitos e dirigentes da associação. Ainda no período da manhã, a equipa de trabalho deslocou-se ao Centro Histórico, para visitar o ” Espaço de Encontros” da Fundação Robert Kalley – uma instituição fundada pela Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal, com 25 anos e que presta apoio domiciliário a 70 utentes -  um projeto sócio cultural com quatro anos existência, no âmbito do qual se realizam atividades de animação e partilha de saberes, nomeadamente,  ateliês de artesanato, informática, envelhecimento ativo, jogos interativos e palestras sobre saúde e cidadania.

De tarde, visitou-se a Loja Social da Associação Fonte da Boa Vontade, em Aires, instituição criada em 2010 com o objetivo de apoiar famílias carenciadas e pessoas idosas no concelho.

A Loja Social, recolheu, em 2012, aproximadamente 39.700 peças, nomeadamente, vestuário, calçado e brinquedos e recolheu mais de 46 mil peças. A Associação oferece, ainda, de forma gratuita, atendimento jurídico e apoio fiscal,  contabilístico médico, através de trabalho voluntário. Sensibilizar a população para ajudar, com o objetivo de aumentar os seus grupos de trabalho é uma das metas traçadas pela  associação para 2013.