terça-feira, 1 de outubro de 2013

Município disponibiliza Matriz da Água no Dia Nacional da Água


Hoje, data em que se assinala o Dia Nacional da Água, a Câmara Municipal de Palmela disponibiliza a Matriz da Água 2012.
O documento apresenta o desempenho do concelho de Palmela relativamente ao recurso água, durante o ano de 2012, disponibilizando informação acerca dos principais fluxos de entrada e saída de água, tipos de consumos e utilizadores, bem como a caraterização geral dos sistemas de abastecimento de água e de drenagem.
Em articulação com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AIA – Associação Intermunicipal de Água da Região de Setúbal e pelo Observatório da Água para a Península de Setúbal (nomeadamente, o estudo sobre o aquífero da Península de Setúbal e o Estudo de Conceção Geral do Sistema Intermunicipal de Abastecimento de Água em Alta da Península de Setúbal), a Matriz da Água do concelho de Palmela contribuirá para a definição de estratégias no setor, aos níveis local e regional, promotoras da sustentabilidade da gestão da água.
O concelho de Palmela - com 62.831 habitantes, distribuídos numa área de 466,2 quilómetros quadrados - dispõe de cerca de 570 quilómetros de rede de distribuição de água, com uma taxa de cobertura de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do concelho. O abastecimento de água é assegurado pela existência de 36 captações de água subterrâneas, 24 instalações de tratamento de água e 27 reservatórios, totalizando uma capacidade de armazenamento de 27.680 metros cúbicos. Em 2012, registou-se um acréscimo de 2.317 metros na rede de abastecimento de água, tendo sido executados 89 novos ramais de ligação à rede pública de abastecimento. Relativamente ao sistema de drenagem de águas residuais em baixa, explorado pelos serviços municipais, é constituído por 193 quilómetros de rede, 19 Estações Elevatórias e duas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) compactas. A rede em alta compreende 54 quilómetros de emissários, 11 Estações Elevatórias e sete ETAR em exploração pela empresa multimunicipal Simarsul. Em 2012, foram executados 3.532 metros de rede de drenagem e 44 novos ramais de ligação.