quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ações de salvaguarda de Património Arqueológico em curso no concelho de Palmela

No âmbito da Candidatura da Arrábida a Património Mundial, estão a decorrer, até ao final de setembro, nos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, ações de limpeza e consolidação de estações arqueológicas, sob coordenação dos arqueólogos das respetivas autarquias.

São exemplos dessas intervenções, no concelho de Palmela, as que estão em curso no Alto da Queimada e nas Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, tendo-se realizado, já, outra ação em Chibanes.

Os trabalhos de limpeza das Grutas de Quinta do Anjo – um dos bens excecionais incluídos na candidatura, e classificadas como monumento nacional em 1934 – foram realizados por diversas brigadas de trabalhadores do município de Palmela, tendo consistido na desmatação da área, remoção de infestantes e limpeza de algumas árvores. A ação realizada na envolvente do monumento contou, também, com a colaboração dos trabalhadores da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. O município criou, ainda, uma área de estacionamento junto às Grutas de Quinta do Anjo e está a melhorar a sinalética no local, facilitando o acesso aos visitantes. A mobilização de meios técnicos e humanos, fruto da colaboração entre várias equipas municipais, possibilitou uma economia de cerca de cinco mil euros, facto que evidencia a importância dos trabalhadores do setor público nesta como noutras áreas de prestação de serviço à comunidade.

A candidatura da Arrábida a Património Mundial – coordenada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, e na qual se têm empenhado técnicos dos municípios e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas - tem fomentado, nos últimos anos, quer a investigação do Património Cultural e Natural do bem “Arrábida”, quer a dinamização de ações de salvaguarda e conservação preventiva de diversas jazidas arqueológicas de toda a zona compreendida entre o morro de Palmela e o Cabo Espichel.