quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ações de salvaguarda de Património Arqueológico em curso no concelho de Palmela

No âmbito da Candidatura da Arrábida a Património Mundial, estão a decorrer, até ao final de setembro, nos concelhos de Palmela, Setúbal e Sesimbra, ações de limpeza e consolidação de estações arqueológicas, sob coordenação dos arqueólogos das respetivas autarquias.

São exemplos dessas intervenções, no concelho de Palmela, as que estão em curso no Alto da Queimada e nas Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, tendo-se realizado, já, outra ação em Chibanes.

Os trabalhos de limpeza das Grutas de Quinta do Anjo – um dos bens excecionais incluídos na candidatura, e classificadas como monumento nacional em 1934 – foram realizados por diversas brigadas de trabalhadores do município de Palmela, tendo consistido na desmatação da área, remoção de infestantes e limpeza de algumas árvores. A ação realizada na envolvente do monumento contou, também, com a colaboração dos trabalhadores da Junta de Freguesia de Quinta do Anjo. O município criou, ainda, uma área de estacionamento junto às Grutas de Quinta do Anjo e está a melhorar a sinalética no local, facilitando o acesso aos visitantes. A mobilização de meios técnicos e humanos, fruto da colaboração entre várias equipas municipais, possibilitou uma economia de cerca de cinco mil euros, facto que evidencia a importância dos trabalhadores do setor público nesta como noutras áreas de prestação de serviço à comunidade.

A candidatura da Arrábida a Património Mundial – coordenada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, e na qual se têm empenhado técnicos dos municípios e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas - tem fomentado, nos últimos anos, quer a investigação do Património Cultural e Natural do bem “Arrábida”, quer a dinamização de ações de salvaguarda e conservação preventiva de diversas jazidas arqueológicas de toda a zona compreendida entre o morro de Palmela e o Cabo Espichel.
 


 

Já está disponível o fantas Jornal nº10!

 
(clique na imagem)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

“De bicicleta para o trabalho” sensibiliza para mobilidade sustentável : Trabalhadores municipais deram o exemplo


O Largo de S. João, em Palmela, foi ponto de reunião, esta manhã, e pelo terceiro ano consecutivo, do conjunto de trabalhadores do Município que aceitou o desafio para se deslocar "De bicicleta para o trabalho". Integrada no programa que assinala a Semana Europeia da Mobilidade "Ar limpo - está nas tuas mãos!", a iniciativa reuniu um conjunto de ciclistas que aliaram a prática desportiva, pelos benefícios para a saúde e bem-estar, aos objetivos ecológicos, adotando soluções de mobilidade mais amigas do ambiente.

Participante habitual na iniciativa, o Vereador Álvaro Amaro, responsável pelo pelouro do Ambiente, recordou, para os amantes do ciclismo, que, em Pinhal Novo, «está prestes a começar a obra da ecopista na extinta linha do Montijo, até ao limite do perímetro urbano, mas já estamos a trabalhar no prolongamento até ao limite do concelho» e sublinhou que «existe, também, um trabalho já desenvolvido internamente com um conjunto de propostas para a Rota da Bicicleta, que permite ligar as freguesias do concelho com rotas por caminhos essencialmente em terra batida», e em termos de desenho urbano, «corredores cicláveis em Aires e uma ecopista em Quinta do Anjo». Para o Vereador, «este é um novo ciclo de urbanismo verde, a devolução dos espaços aos cidadãos para que utilizem, seja a caminhar, seja a correr, seja a andar de bicicleta». Porque estas questões não se esgotam na bicicleta, e são, hoje, transversais, a Câmara Municipal estabeleceu, ao longo dos últimos anos, uma relação próxima de parceria com as empresas transportadoras, que tem dado frutos, com a criação de novos circuitos e iniciativas pontuais, para reforçar, por exemplo, o serviço de transporte público para a deslocação a festividades, como a Festa das Vindimas (cuja utilização nos circuitos especiais de comboio e autocarro quase triplicou, face a 2012). O Município espera poder ter a funcionar, em 2014, o novo circuito urbano de Quinta do Anjo e a ligação à Estação da Penalva.

A sensibilização para os temas da mobilidade é um dos principais objetivos do programa da Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer desde dia 15, com uma “Cãominhada Solidária” na Serra do Louro, prolongando-se durante o mês de outubro. Ao longo da semana, o autocarro do Centro Histórico de Palmela e três viaturas ligeiras do executivo municipal estão a circular movidos a biodiesel. Nos dias 26 e 27 de setembro, a equipa de animação da Rede Municipal de Bibliotecas dinamiza "Estórias de mobilidade" junto das crianças das escolas básicas do concelho e ao longo do mês de outubro, às quintas-feiras, sempre às 21h30, o Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe um ciclo de cinema sobre mobilidade.

 
  
 
 
 

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

1º ciclo da Escola Alberto Valente Novo já tem aulas

Os alunos do 1º ciclo da Escola Básica Alberto Valente, em Pinhal Novo, iniciaram hoje as aulas, um dia mais tarde que o previsto, devido ao atraso na colocação de seis dos nove auxiliares de ação educativa, uma competência do Ministério da Educação e Ciência.
Logo que tomou conhecimento da situação, e apesar de não ser da sua competência, a Câmara Municipal de Palmela iniciou diligências junto da Direção do Agrupamento José Maria dos Santos, da Coordenação da Escola, da Associação de Pais, do Instituto de Emprego e Formação Profissional e DGestE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, tendo sido possível encontrar uma solução para assegurar a abertura do ano letivo no 1º ciclo da EB Alberto Valente.
Este estabelecimento de educação e ensino integra as valências de Jardim de Infância (6 salas de atividades), 1ºciclo do ensino básico (16 salas de aula) e uma unidade de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbações do espectro do autismo, abrangendo uma população escolar de cerca de 500 alunos/crianças.
A Câmara Municipal, em consonância com as autarquias a nível nacional, reitera a urgente necessidade de revisão dos rácios estabelecidos pelo Ministério da Educação e da Ciência, o cumprimento da legislação existente, bem como a agilização de procedimentos concursais, que evitem situações lamentáveis como esta.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Galerias da Praça de Armas no Castelo de Palmela reabriram após intervenção de requalificação

O Castelo e o Museu Municipal de Palmela iniciaram, ontem, dia 5 de setembro, um novo ciclo de existência, com a reabertura das Galerias da Praça de Armas, após obras de requalificação inseridas no Plano para a Recuperação e Dinamização do Centro Histórico.
Trata-se de uma intervenção que vem consolidar as vocações histórica, turística e cultural daquele monumento e valorizar o Museu Municipal de Palmela, agora, com mais uma galeria, num total de seis espaços onde é possível conhecer a Carta Arqueológica de Palmela e o acervo que resultou das diversas intervenções realizadas ao longo do tempo.  Nos Espaços Museológicos, com peças de todas as freguesias do concelho, há referências, entre outras informações, às Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, ao Castro de Chibanes, na Serra do Louro, ao Sítio Romano do Zambujalinho, na Marateca e à vida no Castelo, com particular destaque para o aspeto da alimentação. Na nova galeria, destacam-se a informação obtida através da investigação de restos alimentares, os silos, preservados in situ e dois capitéis visigóticos.
Além dos espaços museológicos, foram, ainda, intervencionados dois espaços comerciais, as instalações sanitárias públicas, o Espaço do Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago, a guarita nascente e base do heliógrafo e as infraestruturas de água e eletricidade do monumento. A Casa Capelo foi objeto de trabalhos de consolidação, uma intervenção centrada, essencialmente, na recuperação da tipologia original do edifício.
As obras, vêm, assim revitalizar e dinamizar aquela área, permitindo a articulação entre espaços comerciais e musealizados, numa perspetiva multifuncional e integrada de leitura do monumento para o público nacional e internacional.
A reabertura das galerias da Praça de Armas do Castelo contou com momentos de animação protagonizados pela Historicalia, de recriação histórica, nomeadamente, um combate e um apontamento com um trovador e um poeta e encerrou com a dança vertical  e a música da Dançarte, na Torre de Menagem – momento que encantou convidados e curiosos, num final de tarde mágico.





Festa das Vindimas 2013 em imagens








 


 

Cãominhada Solidária


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Assinatura de Protocolo entre a Câmara de Palmela e o Comité Português para a UNICEF


A assinatura do Protocolo de Colaboração entre a autarquia e o Comité Português para a UNICEF terá lugar no dia 11 de setembro, às 18h00, na Biblioteca de Palmela.

O documento tem como objetivo desenvolver, em conjunto, o programa “Agir pelos direitos – Eu Participo!”, no âmbito da participação infantil e juvenil e da promoção dos direitos da criança, com entidades do Concelho de Palmela que trabalham com crianças e jovens, com vista ao seu reconhecimento como Entidades Amigas das Crianças.

Este programa pretende colocar a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança no coração da cultura de espaços e entidades que trabalhem com crianças, de forma a promover  um ambiente inclusivo, participativo e respeitador de todos os que nele convivem e promover mecanismos locais de participação direita das crianças/jovens, criando condições para fomentar atitudes e comportamentos inerentes à participação.

 

Amarsul Eco Fashion Show