sexta-feira, 20 de setembro de 2013

“De bicicleta para o trabalho” sensibiliza para mobilidade sustentável : Trabalhadores municipais deram o exemplo


O Largo de S. João, em Palmela, foi ponto de reunião, esta manhã, e pelo terceiro ano consecutivo, do conjunto de trabalhadores do Município que aceitou o desafio para se deslocar "De bicicleta para o trabalho". Integrada no programa que assinala a Semana Europeia da Mobilidade "Ar limpo - está nas tuas mãos!", a iniciativa reuniu um conjunto de ciclistas que aliaram a prática desportiva, pelos benefícios para a saúde e bem-estar, aos objetivos ecológicos, adotando soluções de mobilidade mais amigas do ambiente.

Participante habitual na iniciativa, o Vereador Álvaro Amaro, responsável pelo pelouro do Ambiente, recordou, para os amantes do ciclismo, que, em Pinhal Novo, «está prestes a começar a obra da ecopista na extinta linha do Montijo, até ao limite do perímetro urbano, mas já estamos a trabalhar no prolongamento até ao limite do concelho» e sublinhou que «existe, também, um trabalho já desenvolvido internamente com um conjunto de propostas para a Rota da Bicicleta, que permite ligar as freguesias do concelho com rotas por caminhos essencialmente em terra batida», e em termos de desenho urbano, «corredores cicláveis em Aires e uma ecopista em Quinta do Anjo». Para o Vereador, «este é um novo ciclo de urbanismo verde, a devolução dos espaços aos cidadãos para que utilizem, seja a caminhar, seja a correr, seja a andar de bicicleta». Porque estas questões não se esgotam na bicicleta, e são, hoje, transversais, a Câmara Municipal estabeleceu, ao longo dos últimos anos, uma relação próxima de parceria com as empresas transportadoras, que tem dado frutos, com a criação de novos circuitos e iniciativas pontuais, para reforçar, por exemplo, o serviço de transporte público para a deslocação a festividades, como a Festa das Vindimas (cuja utilização nos circuitos especiais de comboio e autocarro quase triplicou, face a 2012). O Município espera poder ter a funcionar, em 2014, o novo circuito urbano de Quinta do Anjo e a ligação à Estação da Penalva.

A sensibilização para os temas da mobilidade é um dos principais objetivos do programa da Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer desde dia 15, com uma “Cãominhada Solidária” na Serra do Louro, prolongando-se durante o mês de outubro. Ao longo da semana, o autocarro do Centro Histórico de Palmela e três viaturas ligeiras do executivo municipal estão a circular movidos a biodiesel. Nos dias 26 e 27 de setembro, a equipa de animação da Rede Municipal de Bibliotecas dinamiza "Estórias de mobilidade" junto das crianças das escolas básicas do concelho e ao longo do mês de outubro, às quintas-feiras, sempre às 21h30, o Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe um ciclo de cinema sobre mobilidade.