quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Biblioteca acolhe V Fórum Social de Palmela

 
 
A Rede Social de Palmela está a promover hoje e amanhã, 5 e 6 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, o V Fórum Social. A iniciativa, que constitui um espaço de reflexão e de partilha de conhecimentos, este ano, em torno da “Economia Social - conceitos, amplitudes e valores de uma economia ética e inclusiva”, contou, no painel de abertura, com as presenças de Adilo Costa, Presidente do Conselho Local de Ação Social e Vereador na Câmara de Palmela, Alpendre Sousa, Presidente da União Concelhia das IPSS, Ana Clara Birrento, Diretora da Segurança Social do Centro Distrital de Setúbal, Instituto de Segurança Social, I. P. e Adília Candeias, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Palmela.
A quinta edição do Fórum pretende aprofundar o tema, dando a conhecer a dimensão desta realidade, as práticas das organizações enquadradas neste setor e os desafios atuais que hoje se impõem num contexto de fragilidade social.
«Partindo de um debate realizado em julho neste mesmo local sobre a Lei de Bases da Economia Social, enquadramento legal há muito reivindicado pelas entidades que integram a economia social, pretendemos aprofundar o significado da economia social, a sua amplitude, enquadramento legal e formas de intervenção deste setor, que apresenta uma importante função social desempenhada por milhares de organizações. Para a Rede Social Palmela este debate é uma excelente oportunidade discussão conjunta em torno desta temática da economia social. Com a entrada em vigor da Lei de Bases, consideramos ter dado um importante passo para a credibilidade do setor, que nem sempre tem sido encarado da melhor forma. Porém, a função social desempenhada pelas diversas organizações ainda não teve o merecido reconhecimento», sublinhou o Presidente do CLAS, Adilo Costa.
A Vice-Presidente, Adília Candeias reconheceu o papel fulcral de todos estes agentes no desenvolvimento local. «Este é um setor com uma importância central, que representa mais de 5% do emprego remunerado em Portugal e constitui uma alavanca estratégica do desenvolvimento económico e social no nosso território. Se reconhecemos a importância central deste setor, também devemos sublinhar que ele é merecedor de proteção e alternativas viáveis para a sua continuidade», afirmou.
Os trabalhos encerram, amanhã, às 12h30, com o Painel Temático: Economia Social  - intervenção no combate à pobreza e exclusão social.
O V Fórum Social conta com a participação dos parceiros da Rede Social Palmela, e organizações locais com intervenção social no Concelho de Palmela e outras organizações, nomeadamente, do CIRIEC Portugal – Centro de Estudos de Economia Pública e Social, Conselho Nacional para a Economia Social, Instituto Nacional de Estatística, Agência para o Desenvolvimento Local do Alentejo Sudoeste, Cooperativa Terra Chã, Bolsa de Serviços Start Up Me e Rede Europeia Anti Pobreza Portugal.