terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Concerto de Ano Novo em Palmela: Coral universitário norte-americano atua na Igreja de S. Pedro


O Município de Palmela dá as boas-vindas a 2014 com o tradicional Concerto de Ano Novo, a decorrer no dia 2 de janeiro, às 21 horas, na Igreja de S. Pedro, no Centro Histórico da vila de Palmela.

Em 2014, o Concerto de Ano Novo é interpretado por “The Singing Statesmen” – um conjunto coral masculino, da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, nos Estados Unidos da América. Conduzidos por Gary R. Schwartzhoff, “The Singing Statesmen” interpretarão um vasto repertório de compositores clássicos, com destaque para peças de música sacra, mas haverá lugar, também, para temas contemporâneos e de cariz popular.

Criado em 1967, o coral é composto por cerca de meia centena de elementos e efetua digressões internacionais frequentemente, tendo nove álbuns editados. Gary R. Schwartzhoff é Professor de Música e Diretor de Atividades Corais da Universidade de Wisconsin-Eau Claire. Com um longo currículo, recheado de prémios e colaborações, tem um papel ativo na American Choral Directors Association, da qual foi Presidente, e é Diretor de Música da Primeira Congregacional Igreja Unida de Cristo em Eau Claire.

De origem medieval, o atual edifício da Igreja de S. Pedro, Matriz da vila de Palmela, data da segunda metade do século XVI, sendo António Rodrigues, arquiteto de El Rei D. Sebastião, o seu autor. O interior é composto por três naves com colunas toscanas e revestido por um conjunto de azulejos historiados com cenas da vida de São Pedro, datado do século XVIII. Na capela-mor, também revestida com azulejos, destaque para um conjunto notável de telas setecentistas.

O Concerto de Ano Novo na Igreja de S. Pedro, em Palmela, é uma organização conjunta Câmara Municipal de Palmela e Ibéria Música, com o apoio da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal/ Costa Azul e da Paróquia de S. Pedro de Palmela. A entrada é livre.