quarta-feira, 16 de julho de 2014

Concelho com equipamentos de águas mais eficientes


A Câmara Municipal de Palmela concluiu, recentemente, um conjunto de intervenções, em vários pontos do concelho, com o objetivo comum de melhorar os equipamentos eletromecânicos afetos aos sistemas de águas no concelho, tornando-os mais eficientes, quer do ponto de vista do seu funcionamento, quer dos consumos energéticos. A maior parte destas beneficiações foi realizada internamente, pelas equipas municipais:

Estação de Tratamento de Água de Vale do Alecrim com novo grupo de elevação
A Estação de Tratamento de Água de Vale do Alecrim, em Pinhal Novo, conta com um novo grupo de elevação, de eixo horizontal. A nova eletrobomba, no valor de 6.136,47 euros (IVA incluído), veio substituir a anterior, que pelos muitos anos de funcionamento, estava, já, em sub-rendimento na elevação de água para o reservatório elevado da Cascalheira. Foi, também, substituída a válvula de seccionamento instalada na tubagem de aspiração, que se encontrava avariada.



Beneficiação da Estação Elevatória de Águas Residuais de Cabanas
A Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR) situada na Av.ª Visconde de Tojal (EN 379), em Cabanas, foi alvo de beneficiação, na sequência das obras de remodelação da Passagem Hidráulica situada na EN 379, realizadas, recentemente, pela empresa Estradas de Portugal. Os trabalhos na EEAR consistiram na beneficiação da estrutura interna (construção civil), substituição das tubagens e acessórios (grelha de retenção de sólidos, tubagem de compressão, guias, curvas e correntes), manutenção dos grupos eletrobomba submersíveis e instalação de quadro elétrico recondicionado.



Concluída a implementação do projeto VAGB
Está concluída a implementação do projeto VAGB, promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e iniciado em 2012, no concelho de Palmela. Este projeto visou a implementação de medidas de eficiência energética em algumas estações de tratamento de água e estações elevatórias da autarquia. A Câmara Municipal beneficiou da candidatura realizada em parceria pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e pela AMES - Agência Municipal de Energia de Sintra, tendo sido instalados arrancadores suaves, variadores de velocidade e baterias de condensadores, com a finalidade de reduzir a fatura energética associada à captação, tratamento, elevação e distribuição de água de abastecimento público. O projeto teve um custo total de 107.500 euros, sendo 70% do valor financiado a fundo perdido e 30% investido pela autarquia. Dos resultados (parciais) apurados até ao momento, regista-se uma redução do consumo energético na ordem dos 22%, o equivalente a uma poupança anual superior a quarenta mil euros.