sexta-feira, 11 de julho de 2014

Palmela aderiu à Rede de Cidades e Vilas de Excelência

O Município de Palmela e o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade assinalaram, com o hastear simbólico da Bandeira “Cidades e Vilas de Excelência”, junto à Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, a adesão de Palmela à Rede de Cidades e Vilas de Excelência e o início de dois novos projetos em desenvolvimento no âmbito da parceria: “Mobilidade Ciclável e Pedonal” e “Regeneração e Vitalidade Urbana”. A cerimónia contou, entre outras individualidades, com a presença de Pedro Silva, Coordenador da Rede, e do Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, que sublinhou o compromisso assumido pela autarquia e o desafio de desenvolver este novo trabalho, dando continuidade e levando mais longe o que já foi feito.
O primeiro projeto consiste no aprofundamento do estudo e desenvolvimento da rede de vias cicláveis e pedonais na vila de Pinhal Novo e na sua ligação aos aglomerados urbanos vizinhos. Pretende-se, com este projeto, explorar as vantagens ambientais destas soluções e o seu contributo para a mobilidade suave, o seu potencial turístico e cultural e de respeito pelo espaço público. Este projeto vem dar continuidade ao investimento já realizado pela autarquia, nomeadamente, a ciclovia de Val’Flores, o corredor da Rua Infante D. Henrique e a nova ciclovia envolvente poente, em construção.
O segundo projeto, no domínio da regeneração e vitalidade urbana, centra-se, por um lado, na revitalização e qualificação da zona comercial do lado norte e, por outro, na revitalização do lado sul, com o envolvimento dos agentes económicos e da comunidade em geral, numa lógica de qualificação criativa do espaço público e coesão territorial entre os dois lados da linha de caminho-de-ferro.

Recorde-se que o Município foi, já, distinguido noutras ocasiões, em resultado da adesão a projetos desta natureza, tendo, também, como objeto de trabalho a vila de Pinhal Novo - em 2007, recebeu a Bandeira de Prata da Mobilidade, com um trabalho desenvolvido no âmbito do Plano de Eliminação de Barreiras Arquitetónicas e, em 2010, viu-lhe ser atribuída a Bandeira de Ouro da Mobilidade, na sequência do mesmo plano de ação, que levou à remoção de mais de 80% das barreiras arquitetónicas existentes na vila.