sexta-feira, 11 de julho de 2014

Município exige construção urgente da Extensão de Saúde de Pinhal Novo Su

Município exige construção urgente da Extensão de Saúde de Pinhal Novo Sul

A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública realizada no âmbito da Semana de Freguesia de Pinhal Novo, a seguinte Moção pela construção urgente da Extensão de Saúde de Pinhal Novo – Sul:

«1. Considerando que,
- as condições de prestação dos cuidados essenciais de saúde têm vindo a degradar-se drasticamente no país e, em particular, na região de Setúbal;
- a falta de centros de saúde, o seu funcionamento em instalações inadequadas, o encerramento de serviços de atendimento permanente e a redução de horários para a prestação de cuidados de enfermagem não correspondem às necessidades das populações e põem em causa o seu direito inalienável à saúde como condição primeira para a sua qualidade de vida;
- a escassez de médicos, de enfermeiros e de outros profissionais, nos centros de saúde e hospitais, por razões meramente economicistas, agravam os tempos de espera, põem em causa a qualidade dos serviços prestados, inviabilizam o acompanhamento regular dos utentes e as funções acometidas aos médicos de família, designadamente quanto à prevenção e promoção da saúde;
- o concelho de palmela tinha, em janeiro, 61.250 utentes inscritos, dos quais 31,7% sem médico de família, sendo particularmente grave o caso de Pinhal Novo, onde 87,6% dos inscritos na USCP Pinhal Novo – Guerra Junqueiro, 5,8% na UCSF Pinhal Novo – Zeca Afonso e 90,7% na UCSP de Venda do Alcaide não têm médico de família.
2. A Câmara Municipal de Palmela tem mantido uma postura de cooperação institucional, expressa, entre outras medidas, na cedência de terrenos para a construção de equipamentos essenciais, num concelho que, pela sua dimensão e dispersão dos aglomerados urbanos, não pode ser servido por unidades de saúde planeadas à escala das cidades, exigindo, por isso, um atendimento de proximidade, com qualidade.
A população de Pinhal Novo reclama, desde 2001, uma nova extensão de saúde, face á insuficiência de instalações e ao aumento demográfico registado na freguesia. Após vários anos de negociações, em 2008, a Câmara Municipal cedeu um terreno situado na Rua Manuel veríssimo da Silva, em Pinhal Novo – lado sul, para a construção de uma nova Extensão de Saúde, assumindo o Ministério da Saúde, aquando da escritura, o compromisso de construção desse equipamento num prazo de dois anos.
Depois de muitas insistências por parte da Câmara, o Ministério da Saúde, em janeiro de 2011, vem informar o Município que está prevista a construção de uma Unidade de atendimento para 15 mil utentes, naquele terreno, e que ainda nesse mês se previa a entrega do projeto, a que se seguiria o lançamento do processo concursal de construção. Em junho de 2011, o referido Ministério informa que, afinal, o projeto para aquela unidade apresentava várias desconformidades nos projetos de especialidades e erros de conceção do caderno de encargos. No final de 2012, o Município é informado pela ARSLVT que o projeto estava concluído, faltando a inscrição da verba em PIDDAC 2013, o que não se verificou. Em janeiro deste ano, em audiência concedida ao Presidente da Câmara e Vereador do Pelouro, o senhor Secretário de Estado da Saúde reconheceu a urgência da construção do equipamento, assim como a necessidade de reforço de profissionais de saúde nas unidades do concelho.
Não obstante a recorrente referência, por parte da tutela, de que a Extensão de Saúde de Pinhal Novo Sul é uma das prioridades mais prementes da Península de Setúbal, o assunto arrasta-se com a agravante de as condições de atendimento e de acessibilidade nas extensões da rua Guerra Junqueiro e rua Zeca Afonso se deteriorarem e se afigurarem insuficientes e até obsoletas (Guerra Junqueiro).
Na sequência de reunião com o Sr. Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, em abril, a Câmara Municipal de Palmela oficiou essa entidade e o Exm.º Sr. Secretário de Estado, dando nota da disponibilidade para, além da cedência do terreno já consumada, assegurar a conservação/manutenção dos espaços verdes/arranjos exteriores do equipamento, assumir a responsabilidade pelo lançamento do procedimento concursal e assegurar a fiscalização da empreitada, como fez no caso da empreitada do Quartel do Destacamento da GNR de Palmela.
Face à gravidade da situação e à ausência de respostas concretas, tendo em vista a concretização do compromisso de construção desse equipamento público na Freguesia de Pinhal Novo, a Câmara Municipal de Palmela, reunida em sessão pública, em Pinhal Novo, no dia 2 de julho de 2014, exige:
1 - o cumprimento dos compromissos celebrados com o Município e com a população da Freguesia;
2 - a construção urgente da Extensão de Saúde de Pinhal Novo – sul;
3 - a garantia do reforço de equipamentos, de meios técnicos e humanos que assegurem os cuidados de saúde essenciais no concelho de Palmela;
Mais se propõe que a presente Moção seja enviada para as seguintes entidades:
- Ministério da Saúde
- Assembleia Municipal de Palmela
- Junta e Assembleia de Freguesia de Pinhal Novo
- Comissões de Utentes de Saúde
- Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida
- Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
- Entidades representativas dos profissionais do Setor
- Grupos Parlamentares».