terça-feira, 3 de junho de 2014

Um Centro Histórico de Oportunidades: Pedro Castel Branco partilha experiência empreendedora de sucesso

No dia 2 de junho, o Espaço MOJU, no Parque Venâncio Ribeiro da Costa, em Palmela acolheu uma sessão com Pedro Castel-Branco, no âmbito do Projeto Municipal de Formação para a Comunidade. Estimular o empreendedorismo e dar a conhecer os incentivos para a criação de empresas e dinamização económica no Centro Histórico de Palmela são os objetivos centrais desta iniciativa.

Proprietário do Restaurante/Loja de compotas – Flavors | sabores Diferentes da Nossa Terra, em Quinta do Anjo, partilhou o percurso que o conduziu à sua vida atual, perante um grupo de sete pessoas em situação de desemprego, com projetos em fase inicial ou em renovação.

Confrontado com o desemprego, Pedro Castel-Branco deixou para trás a profissão ligada à Informática e frequentou, em 2013, a uma formação em Coaching e Empreendedorismo, promovida pela Câmara Municipal, lançando-se, de seguida, na confeção de chutneys, pickles, relishes e compotas Flavors, marca que, também, dá nome ao restaurante e à loja gourmet que, entretanto, criou.

Feliz e a fazer o que sempre desejou fazer aos 48 anos, sempre gostou de cozinhar e aprendeu com uma avó goesa os “tesouros gastronómicos” que hoje partilha no seu espaço, criado com poucos recursos – um investimento de apenas 5 mil euros.

Muito positivismo, palavras de incentivo, conselhos práticos e dicas para cada uma das situações partilhadas marcaram a presença de Pedro Castel-Branco nesta sessão, que contou com as presenças de Jorge Lopes, Ana Cravo, Ana Maria Silva, Jorge Português e Sílvia Isidoro. 


Teresa Quítalo, técnica do Gabinete do Centro Histórico finalizou a sessão, apresentando os projetos e incentivos da autarquia para o Centro Histórico de Palmela, nomeadamente, o FIMOC – Programa de Financiamento Municipal de Obras de Conservação em Imóveis localizados nesta zona; isenções e reduções de taxas (IMI entre 30 a 50 % e 75% de redução de taxas na implementação de esplanadas); O protocolo celebrado com a Cabovisão, que garante gratuitamente os 4 canais nacionais; o WiFi de acesso gratuito nesta área e projetos para o futuro, como as Lojas Pop Up (vazias e disponíveis para acolher projetos, temporariamente); Bolsas de Habitação e o lançamento do Guia do Empreendedor.

Recorde-se que as sessões “Um Centro Histórico de Oportunidades”, tiveram início no dia 24 de maio, com a apresentação do projeto do Restaurante Four´k”, por Regina Marques e terão continuidade no segundo semestre de 2014.

 

Flavors:



 

Four´k: