terça-feira, 22 de agosto de 2017

EB António Matos Fortuna reforça a capacidade para o 1.º ciclo



A cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de ampliação e requalificação da Escola Básica António Matos Fortuna, na Quinta do Anjo, decorreu no passado dia 18 de Agosto. Trata-se de um investimento global superior a 880.000 euros e com duração prevista de um ano, que permitirá, a partir do ano letivo 2018/2019, integrar mais 52 alunos do primeiro ciclo e passar a funcionar em regime de horário normal (escola a tempo inteiro), como já acontece na generalidade das escolas do concelho de Palmela.
A intervenção na Escola Básica António Matos Fortuna, além da requalificação e/ou construção de salas de atividades para o pré-escolar e de salas de aula para o 1.º ciclo, vai requalificar um conjunto mais vasto de espaços, como a biblioteca, os espaços de refeições e outras áreas destinadas à gestão e administração. Será ainda construída uma sala polivalente, a utilizar maioritariamente para fins desportivos, e a escola será apetrechada com material didático; mobiliário escolar; equipamento informático, eletrónico e redes de informação e de comunicação. 
No espaço exterior também haverá novidades, com a construção de recreio coberto para o pré-escolar e outro para o 1.º ciclo de ensino, a requalificação do recreio exterior do pré-escolar e também o do 1.º ciclo de ensino e a construção de um campo de jogo informal. 
Durante o próximo ano letivo, em que decorrerá a empreitada, os alunos ficarão em espaços provisórios, com todas as condições de conforto e segurança. Com a sua conclusão, a Escola Básica António Matos Fortuna fica capacitada para acolher 439 alunos, 75 do pré-escolar e 364 do 1.º ciclo do ensino básico. 
Recorde-se que estão em curso intervenções de beneficiação em quatro escolas do concelho (Aires, Águas de Moura 1, Cabanas e António Matos Fortuna), todas elas com apoio FEDER, ao abrigo do PORLisboa 2020/Portugal 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (PDCT-AML) - Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação.