segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Palmela investe em eficiência energética nas escolas básicas do concelho




Empenhado na implementação de medidas de eficiência energética, o Município de Palmela tem vindo a remodelar os sistemas e dispositivos de iluminação nos seus edifícios, instalando tecnologias que garantem menor consumo e emissões de Gases com Efeito de Estufa. Dando continuidade à implementação destas medidas, o Município vai celebrar um Protocolo de Cooperação com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) e a  Agência Regional de Energia para os Concelhos do Barreiro, Moita e Montijo (S.ENERGIA) com vista à implementação da Medida EduLux - Eficiência Energética na Iluminação Interior de Escolas Básicas, aprovada e cofinanciada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica 2017-2018. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião pública de Câmara, no dia 23 de agosto.
Os trabalhos a desenvolver, no âmbito deste Protocolo, centram-se na substituição de 2.159 lâmpadas fluorescentes dos equipamentos de iluminação interior existentes nas Escolas Básicas do concelho, por lâmpadas LED, com vista à melhoria da eficiência energética, permitindo, também, reduzir substancialmente os consumos de energia destes sistemas de iluminação. Este investimento, no valor de cerca de 26.750 euros, tem um financiamento de 70% a fundo perdido, cabendo os restantes 30%, no valor de 8.025 euros, ao Município.
Serão contempladas por esta medida as escolas básicas António Santos Jorge, Águas de Moura 1, Arraiados, Salgueiro Maia, Alberto Valente, Vale da Vila, João Eduardo Xavier, Lagoa da Palha, Palhota, António Matos Fortuna, Aires, Olhos Água 2, Bairro Alentejano e Poceirão.
A implementação desta medida vem contribuir para a sustentabilidade energética e ambiental do nosso território, assumindo-se como mais uma medida para a implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela (PAESP), que visa a redução das emissões de dióxido de carbono em mais de 20% até 2020.