segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Município aprova medidas de apoio a alunas/os e famílias





A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública realizada a 23 de agosto, um pacote de medidas que visam apoiar alunas/os e famílias no ano lectivo 2017/18.




O Plano Anual  de Transportes Escolares é uma dessas medidas, contribuindo para assegurar o cumprimento da escolaridade obrigatória. Com um custo total estimado em 1.096.131,20 euros, a rede de transportes escolares abrange 2.534 alunas/os, das/os quais 2.224 serão transportadas/os em circuitos públicos e 310 em circuitos municipais.
No concelho de Palmela, o acesso ao transporte escolar é garantido a alunas/os matriculadas/os em estabelecimento de ensino da sua área de residência, desde que a distância casa/escola seja igual ou superior a dois quilómetros (regra mais vantajosa do que a norma legal, que define quatro quilómetros).
Depois de um projeto piloto bem sucedido no ano lectivo anterior, que abrangeu as/os alunas/os do 5.º ano, o Município integra, este ano, nos circuitos municipais, as/os jovens residentes no Bairro Alentejano, na freguesia de Quinta do Anjo, que vão frequentar os 5.º e 6.º anos na EB Hermenegildo Capelo, em Palmela, reforçando a sua ligação com o concelho onde residem.

Foi aprovada, também, a atribuição de apoio financeiro, no âmbito da Ação Social Escolar/ Auxílios Económicos Diretos, no valor global de 65.000,00 euros, que correspondem a apoio a 1.000 alunas/os carenciados.
A adoção de políticas diferenciadas de discriminação positiva, que colocam o acesso à educação como eixo fundamental e estratégico de desenvolvimento local, tem sido uma opção assumida pelo Município de Palmela, que continua a atribuir 65,00 euros às famílias posicionadas nos escalões 1 e 2 do Abono de Família, apesar da atual gratuitidade dos manuais escolares do 1.º ciclo, considerando que os cadernos de atividades e materiais são, também, bastante dispendiosos. Deste valor, 45,00 euros serão atribuídos directamente às famílias, ficando os restantes 20,00 euros sob gestão dos respectivos agrupamentos de escolas, para comparticipação na realização de visitas de estudo.

            Destaque, ainda, para a manutenção em 55,00 euros, à semelhança dos anos letivos anteriores, do custo das atividades de animação e apoio à família da edução pré-escolar. As comparticipações familiares relativamente a este valor são equacionadas de acordo com os respetivos escalões do abono de família:

            1.º escalão | 5% = 2,75 euros
            2.º escalão | 25% = 13,75 euros
            3.º escalão | 50% = 27,50 euros
            4.º escalão | 75% = 41,25 euros
            5.º escalão | 90% = 49,50 euros
            6.º escalão | 100% = 55,00 euros

            É de sublinhar que, à semelhança do ano letivo anterior, o Município irá assegurar transporte gratuito para as crianças que frequentem o jardim de infância da área de residência, no Agrupamento José Saramago (freguesias rurais). Esta medida veio reforçar a frequência do ensino pré-escolar esta zona, que estava dotada com equipamentos educativos de qualidade, mas onde as famílias tinham dificuldade em garantir a assiduidade das crianças, devido ao povoamento disperso e à falta de transporte público adequado.