quinta-feira, 14 de março de 2013

Palmela integra Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento

É celebrada, nesta sexta-feira, dia 15, nos Paços do Concelho de Odivelas, a constituição da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.
Palmela integra aquela que é a primeira rede de municípios portugueses para o desenvolvimento, promovida pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), com o apoio da Associação Nacional de Municípios Portugueses e a participação de outros treze municípios.
Através da constituição desta rede, os participantes comprometem-se a realizar um trabalho estruturado e eficaz de combate à pobreza e a reforçar as relações com cidades dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
A participação de Palmela nesta rede surge na sequência de um convite para integrar o projeto “Redes para o Desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente”, em 2010, justificado pela experiência e empenho demonstrados ao longo de 15 anos na área da cooperação descentralizada. Cofinanciado pela União Europeia e pelo Instituto da Cooperação e da Língua “Camões”, foi implementado pelo IMVF, em parceria com as Câmaras Municipais de Loures e da Marinha Grande, com o Fine+p – Forum für International Entwicklung + Planung e com o Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade.
Além das atividades desenvolvidas nas áreas da formação, sensibilização, divulgação e elaboração conjunta de documentos de orientação estratégica, o projeto previa a constituição de uma Rede Intermunicipal.
A constituição desta rede não implica qualquer encargo financeiro para o município e permite concorrer, sem restrição, a financiamentos nacionais e internacionais, com vista à promoção de projetos de maior escala e duração, mais eficientes e de maior impacto nas comunidades beneficiárias.