segunda-feira, 4 de março de 2013

Pequenos Gigantes: Esculturas de Constantino Teixeira em exibição na Casa Mãe da Rota dos Vinhos

Até 30 de março, a Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela conta com os “Pequenos Gigantes”, uma exposição de esculturas de Constantino Teixeira, promovida pela Câmara Municipal de Palmela.
Os gigantes são figuras da cultura popular que animam festas e romarias, sobretudo no norte de Portugal. Chegam a atingir entre 3 a 4 metros de altura e desfilam juntamente com cabeçudos, ao som de músicas e ritmos dos Zés-Pereiras. Desde a década de 90 do século passado, Palmela tem dado projeção a estas figuras através da realização de encontros e festivais internacionais. Esta exposição reúne um conjunto de peças inspiradas nesses gigantes, correspondendo a uma recriação artística original. Os “Pequenos Gigantes” são peças únicas, construídas em massa de modelar e pintadas com tintas acrílicas, com dimensões entre 40 e 80 centímetros de altura.
Constantino Teixeira, bonequeiro de Braga e docente da Universidade do Minho, é um dos responsáveis pelo Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos de Braga. Parceiro do FIG – Festival Internacional de Gigantes de Pinhal Novo, foi responsável pela construção dos Gigantes do Bardoada “O Grupo do Sarrafo”, que animaram a inauguração desta mostra no dia 1 de março.