sexta-feira, 5 de abril de 2013

Aberto Concurso Público para construção de Ciclovia em Pinhal Novo

A Câmara Municipal aprovou, em reunião pública do Executivo, o projeto e a abertura de concurso público para a execução da empreitada de construção da Ciclovia envolvente poente ao Pinhal Novo.
Com um preço base de concurso de 349.620, 29 euros (+ IVA), a empreitada visa promover modos de deslocação suaves e não poluentes e a valorização ambiental dos espaços e vivências.
O projeto, a partir de uma proposta discutida com a REFER, baseia-se num conceito de valorização de corredores verdes, com reflexos na qualidade de vida dos cidadãos e no desenvolvimento da mobilidade sustentável no espaço urbano de Pinhal Novo.
A construção da Ciclovia, com um traçado de 1.600 metros, contribuirá para a ligação das zonas norte e sul, mas, também das zonas nascente e poente da vila, unindo troços já existentes.
Permitirá ligar a zona de Vila Serena à estação ferroviária de Pinhal Novo e ao extremo sul da vila através do loteamento Val´Flores, conferindo sentido à sua ampliação para o setor nascente, podendo, no futuro, dar origem a um anel circular à vila, com possibilidades de ligação ao seu interior.
Esta intervenção surge do aproveitamento de um espaço do domínio público ferroviário, cedido e protocolado com a REFER, para a instalação das vias verdes, conceito que pretende ligar, através destes corredores, grande parte do espaço europeu.