terça-feira, 30 de abril de 2013

Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão atinge a maioridade


O programa da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão em Fernando Pó e Feira de Vinhos do Concelho de Palmela foi, ontem, 30 de abril, apresentado ao público na sala de visitas da Adega Xavier Santana, em Palmela.
Andreia Bento, da Comissão Organizadora da Mostra, deu a conhecer os números que marcam esta edição do certame, a decorrer entre 10 e 12 de maio: 27 tintos a concurso - de onde sairão os 10 Melhores Vinhos do Ano, selecionados por um painel de provadores, em prova cega – 14 brancos em prova e, ainda, 13 pavilhões de empresas do concelho na Feira de Vinhos. A Mostra atinge, este ano, a sua “maioridade”, ao chegar à 18ª edição, facto sublinhado pelas entidades presentes – Câmara Municipal de Palmela, Junta de Freguesia de Marateca, Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo – que, congratularam, também, a organização pela coragem e capacidade de inovação. O Vereador Luís Miguel Calha, responsável pelas Áreas de Turismo e Economia Local, destacou a importância da componente económica da iniciativa e da sua ligação ao Turismo, num momento em que o segmento de Gastronomia e Vinhos continua a crescer na Europa, e referiu o contributo inegável do setor para a economia local. Na ocasião, o Vereador destacou, também, «o crescimento muito significativo da atividade turística no concelho de Palmela, nos últimos anos», sendo, de acordo com os dados mais recentes, o Município da região que mais cresceu, em termos turísticos.
Ao longo de três dias, além da degustação e compra de vinhos, o público terá à sua disposição um programa complementar, com muitos motivos para uma visita: mostra de produtos regionais, onde não faltarão os queijos de ovelha e a doçaria típica, exposição de alfaias agrícolas, um colóquio, oferta diversificada nas tasquinhas de gastronomia e muitos espetáculos musicais e bailes com artistas populares, ranchos folclóricos e tunas académicas.
Esta é uma oportunidade privilegiada para contactar com os responsáveis por alguns dos melhores vinhos do mundo e para conhecer a identidade de uma região ímpar. A Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão é promovida pela Comissão da Mostra e pela Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia da Marateca. As entradas têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira e um euro no sábado e no domingo.