sexta-feira, 5 de abril de 2013

Semana de Quinta do Anjo: Respostas sociais e boas práticas empresariais preencheram as visitas de trabalho

A Semana da Freguesia de Quinta do Anjo teve início no dia 1 de Abril e encerra hoje, dia 5, com a inauguração do 19º Festival Queijo, Pão e Vinho, momento de celebração dos produtos de qualidade e saberes e tradições locais.
Depois de Poceirão e Palmela, esta é a terceira iniciativa do ciclo de trabalho descentralizado previsto para o primeiro trimestre do ano.
O programa contemplou reuniões de trabalho com a Junta de Freguesia e entidades locais, a visita a instituições e empresas, a reunião pública quinzenal do Executivo e o atendimento descentralizado dos eleitos aos munícipes, na sede da Junta de Freguesia.
No dia 3 decorreu uma visita de trabalho à empresa Vitaliano J. Costa, Lda, em Cabanas. Sedeada na freguesia desde 1999 e há 32 anos no mercado de equipamentos de pintura, decapagem e metalização, esta empresa emprega 13 pessoas e é um exemplo de boas práticas empresariais pela dinâmica atual e pelo reconhecimento do seu trabalho - exporta para países como o Brasil, Roménia, Polónia e para o continente africano e foi PME Líder em 2012 e PME Excelência em 2011.
As preocupações da autarquia com as respostas sociais das IPSS do município estiveram, também, presentes nesta semana de trabalho, com a visita ao Centro Social de Quinta do Anjo (CSQA), instituição criada em 1979 e a prestar serviço à população idosa, infantil e famílias carenciadas. O infantário, o Centro de Dia e Apoio Domiciliário, o Serviço de Apoio Social, o Serviço de Psicologia, o Serviço de Recursos Humanos, o Gabinete de Inserção Profissional, a Cantina Social e a distribuição de géneros alimentares do Banco Alimentar e do Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados são as valências do CSQA.
As visitas de trabalho da Semana da Freguesia de Quinta do Anjo culminaram dia 4, com a deslocação à Setcereal, empresa de comércio de alimentos para animais, localizada em Olhos d´Água. Na freguesia desde 2000, a Setcereal, que faz a distribuição de pet foods em cinco distritos, emprega 35 colaboradores, com uma média de idades de 31 anos. Possui ainda lojas próprias, com venda direta ao público e uma clinica veterinária. Com um volume de faturação de 4.216.000,00 euros, em 2012, a empresa perspetiva o alargamento da unidade fabril, a aquisição de uma nova máquina e a celebração de um protocolo com a Câmara Municipal para a esterilização de gatas e cadelas errantes ou de adoção.