terça-feira, 23 de abril de 2013

Maio é o Mês da Fogaça de Palmela

O mês de maio volta a ser dedicado à promoção da Fogaça de Palmela, no âmbito do Programa “Palmela – Experiências com Sabor!”.

No dia 4 de maio, sábado, às 10h30, o Mercado Municipal de Pinhal Novo é palco de um Show Cooking de Fogaça de Palmela com o Chef Helder Martins (Chef Executivo Hotel Neya, Viva Lisboa, Prochef Agency e Top Chef), que irá ensinar a confecionar algumas iguarias gastronómicas com Fogaça de Palmela. A relação privilegiada entre este biscoito tradicional e o Moscatel de Setúbal irá, também, ser abordada no evento, que integra uma prova orientada de Moscatel pela Casa Agrícola Horácio Simões. A inscrição para o Show Cooking tem o valor de cinco euros.

A 11 de maio, a Câmara Municipal e a Confraria Gastronómica de Palmela, com o apoio da Junta de Freguesia de Palmela e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, promovem mais uma edição do Concurso de Fogaça de Palmela. O Concurso decorre na Casa-Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela, a partir das 16 horas. Para participar, basta efetuar a inscrição até ao dia 7 de maio e apresentar as suas fogaças a concurso no dia 11. A escolha do vencedor é da responsabilidade do júri, composto por representantes da Confraria Gastronómica de Palmela (Presidente do Júri), da Câmara Municipal de Palmela, da Junta de Freguesia de Palmela e da T-LVT – Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, e pela vencedora da edição de 2012 do Concurso. O júri avaliará critérios como a composição das fogaças, ingredientes, sabor, apresentação, confeção e criatividade. Serão atribuídos 1º, 2º e 3º prémios, além de menções honrosas, se assim se justificar, e todos os participantes receberão um diploma de participação (consulte o regulamento completo aqui).

A Fogaça está intimamente ligada à história e vivência das gentes da vila de Palmela e à devoção a Santo Amaro. No seu dia, 15 de janeiro, a comunidade revive a tradicional Bênção das Fogaças na Igreja Matriz, um ritual que tinha como propósito pedir saúde e proteção de colheitas e animais. As Fogaças tomavam, assim, a forma da graça pretendida. Muito aromáticas e de sabor inconfundível, as Fogaças de Palmela chegam até nós através de várias receitas familiares, cheias de tradição, e ocupam lugar de destaque na doçaria local. O Programa “Palmela – Experiências com Sabor!” apresenta, em 2013, um calendário recheado de atividades (concursos, fins-de-semana gastronómicos temáticos, show cookings), que contribuem para consolidar a notoriedade da marca turística Palmela como território associado à gastronomia e aos produtos locais de qualidade.


 

Informações e inscrições (Show Cooking e Concurso)

Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal

Largo de S. João Baptista 2950-248 PALMELA

Tel. 212 334 398 Fax 212 334 990


Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h. Domingo, das 13h às 19h. Encerra aos Feriados.

Horário de reservas: De segunda a sexta, das 10h às 16h30.