Bastante participada pela população local - que aproveitou a presença do
Executivo para partilhar necessidades e preocupações, e ficou a conhecer o
ponto de situação sobre vários projetos em curso para a freguesia – esta
reunião foi marcada pela unanimidade gerada em torno das oito propostas que
integraram a ordem do dia. Além da aprovação do relatório de resultados do
período de discussão pública do Plano de Pormenor de Bacelos (Quinta do Anjo) e
da ratificação da proposta de trabalhos a menos na rotunda da EN379, que
reduziu o valor da empreitada em 24.145,08 euros, o Município distribuiu, pelo
movimento associativo local, apoios que ascendem a 106.745,00 euros.
A Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo recebeu um
subsídio de apoio ao investimento para 2015, no valor de 30.000,00 euros. Este
valor vem somar-se ao instituído no protocolo relativo ao funcionamento dos GBP
- Grupos de Bombeiros Permanentes, que representa uma comparticipação no valor
de 338.604,00 euros às três corporações do concelho. Além de equipamento
variado e vestuário de segurança, a associação pretende adquirir uma nova
Ambulância Tipo 2, um veículo de comando de operações tático e um veículo de
apoio logístico.
À Associação dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do
Município de Palmela, instituição sem fins lucrativos, que visa a concessão
de apoios sociais aos seus perto de 700 associados e respetivos familiares – em
particular, a assistência à saúde, à infância, à terceira idade e escolar – o
Município atribuiu um apoio à atividade, no valor de 50.000,00 euros, no âmbito
do Protocolo de Cooperação em vigor.
Para comparticipar as despesas decorrentes da utilização de instalações
pelas aulas de atividades gímnicas e dança do “50+ Programa de Exercício”,
época 2014-2015, foram atribuídos os seguintes subsídios às instituições
parceiras, de acordo com o número de aulas semanais: 400,00 euros - Associação
Humanitária dos Bombeiros de Palmela, 265,00 euros - Clube Portais da
Arrábida, 265,00 euros – Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro
Alentejano, 265,00 euros – Sociedade Recreativa e Instrutiva 1º de
Janeiro, da Lagoa do Calvo.
Com vista à realização da 18ª Estafeta de Palmela e da 14ª Mini Estafeta,
no dia 31 de maio, foi atribuída uma comparticipação financeira no valor de
350,00 euros à Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano.
A Estafeta liga o Bairro Alentejano e a Autoeuropa, num percurso de 21.400
metros e prevê a participação de cerca de duas centenas de atletas.
A tradicional Festa das Vindimas 2015, a realizar entre 3 e 8 de setembro,
será apoiada com um subsídio no valor de 22.000,00 euros, a atribuir à Associação
das Festas de Palmela – Festa das Vindimas em duas tranches (uma em abril e
outra em agosto). Com grande projeção cultural e turística, em todo o país, a
Festa das Vindimas é um momento alto de celebração da identidade do concelho,
profundamente ligada à atividade vitivinícola.
Também ligada à promoção do vinho, a Mostra de Vinhos de Marateca e
Poceirão em Fernando Pó tem vindo a afirmar os produtos e as marcas sedeadas
nestas freguesias, nos mercados nacionais e internacionais, contribuindo, de
forma determinante, para a valorização destes territórios rurais. A 20ª edição
da Mostra, a decorrer entre 8 e 10 de maio, será apoiada financeiramente com um
subsídio no valor de 3.200,00 euros, atribuído à Associação Cultural e
Recreativa de Fernando Pó.
Além das comparticipações financeiras contabilizadas acima, o Município contribui, também, para a concretização das diversas iniciativas através da prestação de um importante apoio aos níveis técnico, logístico e de comunicação, que representa muitos milhares de euros, sublinhando o compromisso assumido com as instituições, em prol do desenvolvimento e promoção do concelho.