sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

21.ª edição do “Março a Partir” traz muitas novidades!

   O mês de março está à porta e, com ele, mais uma edição do “Março a Partir”, mês especialmente dedicado à juventude no concelho de Palmela. A organização – uma parceria entre a Câmara Municipal de Palmela, associações juvenis e de estudantes, grupos informais de jovens e entidades com trabalho na área da juventude, num total de 36 entidades – apresentou o programa da iniciativa num encontro com a comunicação social, realizado no Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo, ao final da tarde de 18 de fevereiro. Na mesa, Alexandre Silva (Bardoada – Grupo do Sarrafo), Patrícia Oliveira (Os INdiferentes) e Daniel Fulgêncio (Associação Juvenil Odisseia) representaram o grupo de trabalho deste projeto e Álvaro Amaro deu a conhecer a perspetiva do Município.


   Ao longo do mês, o programa agrega cerca de meia centena de atividades, em áreas como o ambiente, a solidariedade, a sociabilização, a cultura, o desporto ou o empreendedorismo, com uma abrangência intergeracional, que tem vindo a afirmar-se nos últimos anos. Nos dois primeiros fins de semana, as atividades irão concentrar-se, primeiro, no Largo de S. João, em Palmela, e depois, na Praça da Independência, em Pinhal Novo, contribuindo para um melhor aproveitamento de recursos e maior visibilidade das atividades. O Município garante um circuito de transportes gratuitos, mediante inscrição prévia, a partir das sedes de cada freguesia.


   O programa abre a 2, 3 e 4 de março, com ações de animação e divulgação do “Março a Partir” na E.B. José Saramago, em Poceirão, e nas secundárias de Pinhal Novo e de Palmela, mas para o aquecimento, tem início, já no dia 20 de fevereiro, na Sociedade Filarmónica Humanitária, o 1.º concurso de bandas amadoras do concelho de Palmela “Warm Up Março a Partir” (mais informação aqui).

   «Este Março cheira a Abril!»

  Foi desta forma que o Presidente da Câmara abordou o papel do projeto “Março a Partir”, no âmbito da política municipal para esta área, recordando que «são os jovens que idealizam, debatem, constroem e usufruem». Escola de comportamento, de participação e de cidadania, o Março tem formado muitos jovens do concelho que serão, certamente, futuros dirigentes associativos de outras áreas e munícipes interessados e ativos na vida das suas comunidades.



   A política para a juventude não se esgota, no entanto, neste programa e é transversal a toda a atividade municipal, desde a cultura, a educação e o desporto a medidas de apoio ao arrendamento jovem, programas de formação e empreendedorismo e incentivos à instalação de novas empresas e negócios.
   Mais informação em www.facebook.com/marcoapartir