segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Município de Palmela aposta na formação para a igualdade de género

O Município de Palmela, em conjunto com o Centro de Formação Ordem de Santiago e com a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, está a promover a Ação de Formação “Educação, Género e Cidadania: discursos e práticas”. Esta formação pretende apoiar os profissionais de educação do pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na implementação de práticas educativas integradoras da dimensão de género nas escolas, visando a eliminação dos estereótipos sociais. Com a duração de 26 horas, a formação decorre nas instalações da Escola E.B. 2, 3 Hermenegildo Capelo, de Palmela, em horário pós-laboral e destina-se a educadores, docentes e outros profissionais com intervenção junto de crianças e jovens.
Entretanto, está, também, a decorrer até 11 de fevereiro, uma ação de formação sobre Igualdade de Género, no âmbito do projeto “EQUO – Igualdade de Género na Economia Social e Solidária”, destinada às corporações de bombeiros do concelho – Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura. Promovida pelo Município, em parceria com a Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social, a Associação de Estudos de Economia Solidária do Atlântico – ACEESA e as Associações de Bombeiros, em horário pós-laboral no Auditório da Biblioteca de Palmela.
O Município de Palmela está a implementar um Plano Municipal para a Igualdade de Género, de acordo com o proposto na adesão à Carta Europeia para a Igualdade de Homens e Mulheres na Vida Local, com o objetivo de promover uma cidadania ativa e paritária, alicerçada numa cultura de responsabilidade social, que valorize a participação cívica e potencie a inclusão e coesão sociais, através da incorporação do mainstreaming de género nas práticas institucionais.


:p>