sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Procedimento para execução de projeto de intervenção nas Encostas do Castelo de Palmela em curso


Na sequência da assinatura do protocolo para a realização da intervenção de natureza estrutural para evitar derrocadas nas Encostas do Castelo de Palmela, e da submissão da respetiva candidatura a financiamento no âmbito do PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência  no Uso de Recursos), a Câmara Municipal de Palmela autorizou o lançamento do concurso limitado por prévia qualificação para elaboração do projeto de execução.
A opção por este procedimento decorre da grande complexidade da intervenção, cujo projeto exige elevado conhecimento técnico, especialização e experiência concreta em ações similares.
O preço base do concurso é de 140 mil euros  para uma operação que, no seu conjunto, se estima em cerca de três milhões de euros. O prazo de execução do projeto é de 30 dias para o estudo prévio e 30 dias para o projeto de execução.
O objetivo do município e dos seus parceiros é estar na posse de uma solução que permita lançar concurso para a empreitada no último trimestre do ano e realizar a obra em 2017. Trata-se de uma operação de especial importância  para a integridade e valorização do Castelo de Palmela, na qual a autarquia tem vindo a empenhar-se ao longo dos anos.
Recorde-se que até ao Verão deverão decorrer duas obras igualmente importantes para a valorização deste monumento nacional: a impermeabilização dos Terraços da Praça de Armas e da Casa Capelo, no valor global de 165 mil euros financiados, exclusivamente, pelo orçamento municipal.