terça-feira, 13 de setembro de 2016

Município de Palmela comemora Semana Europeia da Mobilidade


O Município de Palmela  irá, uma vez mais, associar-se às comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, entre 16 e 22 de setembro, com um conjunto de iniciativas que pretende sensibilizar os cidadãos para o impacto que as opções individuais de mobilidade têm na comunidade, ao nível do ambiente, da saúde e da economia.
Com o tema “Mobilidade inteligente. Economia forte”, este ano, o programa sublinha os benefícios de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes, para a a economia local. A oferta de títulos de transporte para o Circuito Urbano de Pinhal Novo, em troca de Óleos Alimentares Usados; a utilização de biodiesel nos autocarros do Centro Histórico e transportes escolares e viaturas do executivo; uma exposição de veículos elétricos e uma ação de formação sobre condução de bicicleta na cidade são algumas das iniciativas que compõem o programa comemorativo.


Toda a semana

Viagens por OAU
Oferta de títulos de transporte para o Circuito Urbano de Pinhal Novo (cedidos pela Traviama) em troca de Óleos Alimentares Usados (OAU) no ponto de recolha oficial, localizado na Junta de Freguesia de Pinhal Novo.

OAU`tocarro – Energia Sustentada
Durante esta semana, os autocarros do Centro Histórico, transportes escolares e viaturas do executivo serão movidos a biodiesel, produzido através de óleos alimentares usados.

16 a 18 Setembro
Praça da Independência, Pinhal Novo
Exposição de veículos eléctricos
Exposição de automóveis e bicicletas eléctricos

17 Setembro
9h30 | CRJ, Praça da Independência, Pinhal Novo
Condução da bicicleta na cidade
Ação de formação teórico e prática.
Público-alvo: M/12 | Duração: 180 min. | Necessário possuir competências básicas de controlo da bicicleta | Material: bicicleta e capacete | Inscrições gratuitas e limitadas, até 15 de setembro (16h00): 212 336 692 | ambiente@cm-palmela.pt.
Enquadramento técnico: Cooperativa POST | Org:Câmara Municipal de Palmela.






Ainda durante os meses de setembro e Outubro, a não perder:

Curtas “A Mobilidade”
Apresentação de clipes/curtas-metragens sobre o tema da mobilidade, disponibilizadas pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em locais públicos ou de atendimento ao público

Estória de mobilidade
Hora do conto alusiva ao tema da mobilidade, promovida pela equipa de animação da Rede Municipal de Bibliotecas. Um dia em cada freguesia, dirigido ao público do ensino pré-escolar.