terça-feira, 13 de setembro de 2016

Município e comunidade escolar continuam a reivindicar Pavilhão Desportivo na Escola Secundária de Palmela


A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública realizada a 7 de setembro, uma moção  relativa à construção do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Palmela, uma reivindicação da comunidade, com mais de uma década e meia e que tem contado com a total solidariedade e empenho do Município, apesar de se tratar de uma responsabilidade da Administração Central.

Segue, abaixo, o texto integral da Moção:

“Iniciamos, dentro de dias, mais um ano letivo. No nosso território, 1200 alunos da Escola Secundária de Palmela continuarão a não usufruir de instalações desportivas cobertas. Mantém-se, assim, uma situação que, há mais de uma década e meia, inviabiliza a plena prática da disciplina de Educação Física, durante grande parte do período escolar.
A Câmara Municipal de Palmela tem mantido, ao longo destes anos, uma total solidariedade com os alunos, pais e encarregados de educação e professores, que vêem com grande preocupação e tristeza esta limitação de uma componente educativa essencial para o desenvolvimento integral dos jovens. Como noutras áreas, cujo investimento é da responsabilidade da Administração Central, o Município tem procurado fazer parte da solução e temos exemplos de como o nosso contributo tem sido decisivo para a sua concretização.
Foi nesse sentido que, na sequência de várias reuniões com membros do governo anterior, em que foi admitida a possibilidade de construção de um equipamento que servisse a escola e a comunidade, o Município de Palmela apresentou, já ao actual governo, em novembro de 2015, duas propostas concretas de trabalho, que admitiam a comparticipação na construção do equipamento ou, em alternativa, uma comparticipação menor e a assunção dos custos de gestão, manutenção e recursos humanos necessários ao seu funcionamento.
Após uma reunião, em maio último, com a secretária de Estado Adjunta e da Educação sobre estas propostas, e apesar das frequentes insistências para um ponto de situação, como ficara acordado, o Município não conseguiu obter qualquer resposta, fazendo supor que a construção do pavilhão desportivo da Escola Secundária de Palmela continuará a ser adiada.
  
Reunida em sessão pública, a 7 de Setembro de 2016, na Biblioteca de Palmela, a Câmara Municipal delibera:
- expressar a sua profunda incompreensão face à ausência de resposta do Ministério da Educação, em oposição aos esforços e expectativas do Município e da comunidade educativa, numa altura em que se constrói o Orçamento Municipal, que deveria incluir verba para este investimento;
- manifestar grande preocupação por mais um ano em que se privam os alunos da Escola Secundária de Palmela da plena prática de Educação Física, disciplina cada vez mais reconhecida como fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens;
- afirmar a sua determinação em continuar a reivindicar este equipamento desportivo, com a convicção de interpretar o sentimento da comunidade escolar e dos munícipes, num concelho onde o Desporto Escolar e a atividade física envolvem milhares de pessoas, com reconhecidos resultados na região e no país.
- enviar a presente moção às seguintes entidades:
- Grupos Parlamentares da Assembleia da República
- Primeiro-Ministro
- Ministro da Educação
- Secretária de Estado Adjunta e da Educação
- Conselho Metropolitano de Lisboa
- Assembleia Municipal de Palmela
- Juntas de Freguesia do concelho
- Assembleia de Freguesia de Palmela
- Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Palmela
- Associação de Estudantes da Escola Secundária de Palmela
- Direção da Escola Secundária de Palmela
- Conselho Geral da Escola Secundária de Palmela
- Grupo de Professores de Educação Física da Escola Secundária de Palmela
- Conselho Municipal de Educação
- Conselho Municipal de Juventude
- Comunicação Social”.