segunda-feira, 5 de maio de 2014

19ª Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão: Três dias de festa para promover vinhos locais

Entre 9 e 11 de maio, a localidade de Fernando Pó é palco da 19ª Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão e da Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, numa organização da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela.
Ao longo do fim de semana, 29 tintos, em representação de 29 adegas de Poceirão e Marateca, estarão disponíveis para prova pelo público e serão analisados pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, que selecionará os 10 Melhores Vinhos do Ano, a revelar no final de domingo. O tinto é rei no certame, mas o público terá, também, à sua disposição uma gama de 13 brancos destas duas freguesias.
A par da Mostra, o recinto acolherá a Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, com a participação de 12 empresas, onde será possível adquirir alguns dos melhores vinhos produzidos na região e contactar de perto com os produtores. À lista de motivos para uma visita a Fernando Pó, acrescem mais de uma dezena de pavilhões de produtos locais - doçaria, queijos, enchidos, entre outros - que complementam a paleta de saberes e sabores a (re)descobrir neste certame, e as tasquinhas, no espaço de gastronomia, que convidam a momentos descontraídos, em família ou entre amigos.

Um programa diversificado, para visitantes e profissionais

Para os profissionais do setor, estará patente, no exterior, a tradicional exposição de alfaias agrícolas, e o programa conta com um colóquio, durante a manhã de sábado, onde estará em destaque a importância das castas na atividade vitivinícola. A PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (da qual o Município de Palmela é associado, e que tem em funcionamento, em Pegões, o Pólo Experimental Central para a Conservação da Variabilidade Genética das Videiras Autóctones) apresentará a comunicação "Importância da seleção na Viticultura da Região", e a AVIPE - Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, trará ao debate "As novas castas para a região da Península de Setúbal", numa altura em que é, já, bem visível, a abertura da região para outras castas, além das tradicionais Castelão, Fernão Pires e Moscatel.
Como habitualmente, um programa de animação diversificado propõe espetáculos para vários públicos, com a participação destacada do movimento associativo local.
As entradas têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira, e um euro ao sábado e ao domingo. Para participar nas provas, é necessário adquirir o copo oficial, que custa três euros e dá acesso à degustação de mais de quarenta vinhos.