segunda-feira, 12 de maio de 2014

Município e ATEC unidos em projetos de responsabilidade social

O Município de Palmela está a colaborar com a ATEC – Academia de Formação para a Indústria, instalada no parque industrial da Autoeuropa, no desenvolvimento de dois projetos de responsabilidade social, dedicados ao público juvenil.

A Academia, dedicada ao desenvolvimento de cursos nos sistemas de educação e formação, aprendizagem e especialização tecnológica, está a desenvolver o projeto “Tu Importas”,  envolvendo cem jovens dos concelhos de Palmela, Setúbal, Seixal e Sesimbra. O combate ao abandono escolar e a promoção da qualificação para jovens que deixaram a escola, inseridos em famílias fragilizadas do ponto de vista económico, são os principais objetivos desta iniciativa. O Município colaborou na identificação dos candidatos do concelho de Palmela, tendo sido selecionados dez jovens que irão frequentar um curso de formação profissional de três anos, beneficiando de bolsas de estudo que incluem material escolar, transporte e alimentação.

O segundo projeto passa por uma candidatura conjunta da ATEC, do INESC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, de uma escola alemã e da Câmara Municipal de Palmela à Comissão Europeia, na área da Pesquisa e Inovação – Advanced Digital Gaming/Gamification Technologies. A candidatura, submetida a 23 de abril, prevê a aplicação de jogos digitais e técnicas de jogo a contextos de aprendizagem de grupos excluídos, promovendo, deste modo,  a sua integração social. A adjudicação da proposta pela Comissão será efetuada entre os meses de setembro e outubro.

A ATEC celebrou, em abril, o seu 10º aniversário e, ao longo desta década, constituiu-se como um parceiro privilegiado, no âmbito da comunidade educativa local, destacando-se pela qualidade e aplicabilidade dos cursos ministrados às necessidades do mercado laboral e pelos elevados índices de empregabilidade obtidos pelos formandos.