sexta-feira, 9 de maio de 2014

Apoio às Associações de Bombeiros do Concelho + Protocolo no âmbito do projeto "Academia de Proteção Civil de Palmela"

Palmela reforça apoios às Associações de Bombeiros dos concelho


No mês em que comemora o Dia Municipal do Bombeiro, a Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública realizada no dia 7, uma adenda aos Protocolos de Colaboração vigentes com as três Associações Humanitárias de Bombeiros do concelho – Águas de Moura, Palmela e Pinhal Novo.

Esta adenda vem atualizar as comparticipações financeiras protocoladas, no âmbito dos apoios aos GBP - Grupos de Bombeiros Permanentes. Cada uma das Associações receberá 112.868 euros, correspondentes a GBP com sete elementos, num total de 338.604 euros. Este valor representa um aumento significativo face ao ano passado e retoma os apoios praticados em 2012, cumprindo-se, assim, o compromisso assumido pelo Município aquando da celebração dos protocolos.

Foi, também, aprovada, a atualização das comparticipações aos seguros das viaturas de emergência, que reflete os ajustamentos decorrentes da aquisição e/ou abate de viaturas ou eventuais alterações de tipologia. Este apoio, no valor global de 17.191 euros, é distribuído da seguinte forma: 

A. H. Bombeiros de Palmela - 28 viaturas - 7.111 euros

A. H. Bombeiros de Pinhal Novo - 24 viaturas - 5.221 euros

A. H. Bombeiros Mistos de Águas de Moura - 20 viaturas - 4.859 euros

 
 

Fertagus associa-se ao projeto da Academia de Proteção Civil de Palmela
 

Na mesma reunião, e também de forma unânime, o Executivo Municipal aprovou a proposta de Protocolo de Colaboração a celebrar com a Fertagus SA, no âmbito da Academia de Proteção Civil de Palmela. Trata-se de um projeto inovador, que permitirá aumentar os níveis de sensibilização das populações e dotar vários públicos - desde os agentes de segurança e socorro à comunidade – de conhecimentos que lhes permitam prevenir os acidentes e agir de forma correta em situações de risco.

A Fertagus é a primeira empresa a associar-se à Academia, através da disponibilização de recursos humanos e técnicos para o desenvolvimento de ações junto da população, além de um patrocínio anual de dois mil euros, ao longo de três anos.

Este e outros protocolos com as empresas e entidades que pretendem integrar este projeto, serão celebrados no dia 31 de maio, no Cineteatro S. João, em Palmela, durante a sessão solene de homenagem aos Bombeiros do Concelho.