quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Arrábida é centralidade no novo plano estratégico de turismo para a região


A Câmara Municipal de Palmela votou favoravelmente o novo Plano Estratégico para o Turismo na Região de Lisboa, aprovado na última Assembleia da Entidade Regional, após o período de consulta pública. O desenvolvimento turístico da região será norteado, a partir de agora, por este documento, que enquadrará os novos investimentos e a estratégia definida para que, até 2019, se alcancem as metas e os resultados esperados, nomeadamente, no que concerne ao número de turistas, às receitas do setor e aos impactos positivos na economia.
O reconhecimento da região como o melhor destino europeu em termos de diversidade é o objetivo ambicioso que norteia este Plano. Aposta-se, aqui, claramente, numa abordagem territorial, que interligue e estreite a relação entre a cidade e a região, num processo permanente de valorização e diferenciação de todos os recursos existentes. Não deixando de posicionar Lisboa como âncora da oferta regional, o desafio passa por construir uma oferta que integre toda a região, proporcionando um mosaico de experiências que, por um lado, prolongue a estadia média dos turistas e, por outro, crie boas memórias, que contribuam para o regresso em novas viagens.



Arrábida, Lisboa, Cascais, Sintra e Arco do Tejo são as cinco centralidades definidas para a região, sendo compromisso da Entidade Regional apostar na valorização dos recursos de todos estes polos com o mesmo olhar estratégico. A criação da centralidade Arrábida vem ao encontro da estratégia que a região vinha, já, a construir, e que resultou na assinatura, em 2014, do Protocolo “Castelos e Fortes da Arrábida”, entre as Câmaras de Palmela, Setúbal e Sesimbra e a ADREPES, com vista à cooperação e ao desenvolvimento turístico. A complementaridade e a cooperação serão determinantes e incontornáveis para este novo ciclo de trabalho e para que sejam atingidas as metas que se queiram definir para o crescimento turístico.
Este Plano destaca, como produtos prioritários, o turismo natureza e o enoturismo, que Palmela tem vindo a privilegiar, através do desenvolvimento de um trabalho consistente, para manter e ampliar as parcerias e as redes de trabalho com todos os agentes e entidades públicas e privadas. Palmela não poderá dissociar a natureza e o enoturismo do turismo cultural, com o seu património e a sua história, concebendo, em torno deles, experiências inspiradoras, que projetem a marca nos mercados emissores. O projeto “Palmela Almenara”, a apresentar ao público, em breve, resulta, já, dessa visão de complementaridade entre os diversos produtos, procurando acrescentar valor.
O Município está a trabalhar na operacionalização deste novo Plano Regional de Turismo, num processo que envolve todos os agentes turísticos locais do concelho, confiante de que este instrumento se trata de um importante contributo para um novo olhar sobre a região.


Consulte aqui o Plano Estratégico para o Turismo na Região de Lisboa 2015-2019.