sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Conselhos da Proteção Civil sobre vagas de frio

Sobre a vaga de frio que está a ter lugar, a Proteção Civil alerta para o seguinte:


Considera-se vaga de frio sempre que pelo menos em seis dias consecutivos a temperatura máxima diária seja inferior a 5.ºC, ou mais, ao valor normal para a época.

Durante estes fenómenos ocorrem reduções significativas, por vezes repentinas, das temperaturas diárias, descendo os valores mínimos abaixo dos 0ºC no Inverno. Estas situações estão geralmente associadas a ventos moderados ou fortes, que ampliam os efeitos do frio.

As vagas de frio podem ser a causa de morte, por hipotermia, sobretudo nos idosos, crianças e pessoas mais desprotegidas.

 
Proteja-se:

Mantenha-se em casa ou em locais quentes.

Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso.

Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.

O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as atividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco. 

Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112. 

O consumo excessivo de eletricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos elétricos que não sejam necessários.

Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz. 

Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.  

Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.