segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Jovem de 12 anos venceu Concurso de Fogaça de Palmela!

Alice Martins conquistou o primeiro lugar no Concurso de Fogaça de Palmela, realizado no passado sábado, na Casa Mãe da Rota de Vinhos, em Palmela. A jovem de 12 anos, estudante na Escola Secundária de Palmela, concorreu pela primeira vez e alcançou a vitória na quinta edição consecutiva do concurso. O segundo lugar coube a Marco Aurélio Ferreira e a terceira posição foi ocupada por Vitor Salgueiro.


Promovida numa organização conjunta da Câmara Municipal, da Confraria Gastronómica de Palmela e da Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, a iniciativa contou com a participação de seis concorrentes, a título pessoal ou em representação de empresas. 


Nuno Gil, Presidente da Direção da Confraria Gastronómica de Palmela, Luís Miguel Calha, Vereador da Câmara Municipal de Palmela responsável pelas áreas de Turismo e Cultura, Fernando Baião, Presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Clara Pereira, representante da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, e Lourdes Machado, primeira vencedora do Concurso de Fogaça, constituíram o painel de jurados que avaliou os biscoitos, em prova cega.



O Concurso de Fogaça de Palmela 2015, realizado no âmbito do programa “Palmela – Experiências com Sabor!”, fez parte do programa especial dedicado à Fogaça de Palmela, promovido ao longo do mês de janeiro, com a tradicional Bênção das Fogaças no Dia de Santo Amaro, dois Fins de Semana Gastronómicos nos estabelecimentos de restauração do concelho e uma harmonização de Fogaça com chás aromáticos, iniciativa que decorreu, também, no dia 24, sob orientação de Nuno Gil e do proprietário da empresa de plantas medicinais e aromáticas “Jardim da Boa Palavra”, Eduardo Duarte, com a presença de 13 participantes.