quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

FIAR regressa ao Centro Histórico de Palmela em 2016

A Câmara Municipal  e a FIAR – Associação Cultural assinaram, ontem, um Protocolo de Cooperação, com vista à realização do Festival Internacional de Artes de Rua.
Dolores de Matos, Presidente da Associação, congratulou-se com o «diálogo de interesses e o companheirismo» alcançados, agradecendo ao Município pelo compromisso e pela confiança depositada no projeto, que voltará às ruas do Centro Histórico de Palmela em 2016. Entretanto, já em fevereiro, nos dias 21 e 22, realizar-se-á um evento de transição, sob o nome “FIAR Abrigo”, a apresentar em breve.
Para o Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, o FIAR «faz história e acrescenta valor» e «os criadores continuam a fazer acontecer», pelo que a organização está satisfeita com o modelo encontrado e empenhada em envolver outros parceiros e captar verbas – através, por exemplo, de mecenato e de candidaturas a fundos de apoio - para que o Festival possa continuar a crescer, numa nova dinâmica.  

O FIAR é um evento bienal que alia a contemporaneidade à tradição, com o epicentro da sua atividade na vila e Centro Histórico de Palmela. Com a primeira edição em 2000, rapidamente se transformou num evento de referência no panorama das artes de rua, associado ao Teatro O Bando. A afirmação do Festival nos panoramas nacional e internacional constituiu-se como uma mais valia artística local e como polo de atração de públicos, potenciando a valorização turística do concelho de Palmela.