segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

“Março a Partir” vive 20ª edição recheada de atividade e animação

Está a chegar mais um “Março a Partir” – mês da Juventude no concelho de Palmela, e com ele, um programa intenso de atividades, em áreas que vão da música ao teatro, passando pelo cinema, pela solidariedade, pela dança, pelo desporto ou pelo empreendedorismo. Fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Palmela e as associações juvenis e de estudantes, grupos informais de jovens e entidades com trabalho na área da juventude, num total de 48 promotores, o programa daquela que é a 20ª edição consecutiva do “Março” conta com perto de seis dezenas de propostas, demonstrativas da capacidade criativa e de concretização dos nossos jovens.



O programa foi apresentado, publicamente, no dia 20 de fevereiro, no espaço do Culto Café, pelo Município e por vários representantes do Grupo de Trabalho, estrutura executiva constituída a partir da Mesa Redonda, onde têm assento todas as entidades que integram o projeto, num processo participativo que fomenta a cultura cidadã entre os jovens.

O Presidente da Câmara Municipal de Palmela começou por felicitar as equipas que mantêm o projeto vivo ao longo de todo o ano, fazendo do “Março a Partir” o culminar e a face mais visível de um trabalho de continuidade. Satisfeito com o modelo de parceria encontrado, Álvaro Amaro sublinhou o facto de o “Março” continuar a não ter tutelas e a demonstrar-se «jovem, criativo, transformador, rebelde», lembrando que «será sempre aquilo que os jovens quiserem que seja». A participação, a intervenção e a cidadania são, para o Presidente, «um conjunto de valores muito interessantes» que servem de base ao projeto, que continua «a crescer, a atualizar-se e a consolidar-se».


Inês Garcia, da A.J.I.T.A.R., revelou que o Grupo de Trabalho queria que a 20ª edição fosse especial, que marcasse, com «trinta e um dias de celebração da Juventude e muitas iniciativas». Na apresentação pública, a jovem deu a conhecer, também, a decisão do Grupo, que optou por investir o valor do subsídio municipal num sistema de som, que vai estar ao serviço da juventude durante todo o ano.

Para Filipe Cebola, que representa os FTW Legacy5, grupo ligado à divulgação e promoção do gaming, esta primeira participação no “Março a Partir” é vista com grandes expetativas e a ambição de melhorar a comunidade gaming na região, um trabalho que, espera, possa expandir-se para além de março.

Patrícia Oliveira, dos INdiferentes, aproveitou o momento para agradecer a porta aberta à participação de grupos informais de jovens, que têm, assim,  uma oportunidade de aprender e de crescer, podendo vir a constituir-se como novas associações juvenis, com mais-valias para o concelho.

Finalmente, Alexandre Silva, representante do Bardoada – Grupo do Sarrafo e também do CNE – Agrupamento 643 de Pinhal Novo, realçou o trabalho de Tiago Henriques Jorge - jovem do Bairro Alentejano que venceu, pelo segundo ano consecutivo, o concurso para a imagem gráfica, lançado pela organização, com votação on-line – e destacou o trabalho com as escolas, através dos Fóruns Juventude que já aconteceram e que permitiram aferir ideias, sugestões e necessidades, que ajudaram à construção do programa do “Março a Partir”.











As atividades decorrem em todas as freguesias do concelho de Palmela até 18 de abril e têm início já na última semana de fevereiro, com um conjunto de animações nas Escolas Secundárias de Palmela e de Pinhal Novo e na EB José Saramago, em Poceirão.
Consulte o programa completo em www.juventudeinterativa.org.